7 cidades brasileiras que podem desaparecer com o aquecimento global

O Brasil está em 17º lugar na lista dos locais mais suscetíveis à destruição devido ao aquecimento global .

Não é de hoje que diversos cientistas estão alertando sobre o aquecimento global que o nosso planeta está sofrendo. Desse modo, com as temperaturas aumentando cada vez mais como um todo, começou a surgir a notícia de algumas cidades brasileiras que podem desaparecer com o aquecimento global.

De acordo com um estudo divulgado pela Climate Central, caso a humanidade não se conscientize e pare com o avanço do aquecimento global, lugares famosos como o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, estão correndo o risco de ficar submersos com o crescimento do nível dos oceanos. Essa análise se deu com base nas projeções climatológicas.

Além disso, o estudo estima que um acréscimo de apenas 3ºC na temperatura global pode fazer com que os oceanos cubram até 50 cidades do mundo inteiro. E não para por aí, se as metas de redução das emissões de carbono não forem alcançadas enquanto há tempo, esse desastre afetaria a vida de cerca de 10% de toda a população mundial.

LEIA MAIS:

Quais são as cidades do Brasil que podem desaparecer com o aquecimento global?

Atualmente, o Brasil está em 17º lugar na lista dos lugares que estão mais vulneráveis à destruição devido às mudanças climáticas. Sendo assim, as cidades brasileiras que podem desaparecer com o aquecimento global são:

  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Recife (PE);
  • Fortaleza (CE);
  • Porto Alegre (RS);
  • Salvador (BA);
  • Santos (SP);
  • São Luís (MA).

Conforme os dados do estudo, em torno de 510 milhões de pessoas que vivem nessas cidades podem ser afetadas. Isso se as políticas de contenção de danos forem cumpridas em um tom otimista. Caso contrário, o número de pessoas afetadas pode aumentar para 800 milhões.

Além disso, nas projeções realizadas pela Climate Central, é possível verificar imagens de regiões, como Ponta da Praia (SP), Maracanã (RJ) e a Usina do Gasômetro (RS). Na página é possível simular o nível do mar para diversos cenários de aumento de temperatura.

Gostou deste artigo? Conheça vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

aquecimento global