Cidades brasileiras estão entre as mais violentas do mundo, aponta relatório – Veja a lista!
Conheça as cidades com altos índices de violência e os dados preocupantes sobre segurança pública.
Descubra quais são as cidades brasileiras que aparecem no ranking das mais violentas do mundo e os dados alarmantes sobre segurança pública.
Cidades brasileiras entre as mais violentas do mundo
O mais novo dado das pesquisas divulgado pela ONG Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal revelou as 50 cidades mais violentas do mundo, com o destaque principal para cidades mexicanas. Surpreendentemente, o Brasil também está presente nessa lista preocupante.
As cidades brasileiras com altos índices de violência
Entre as cidades listadas, destacam-se nove municípios mexicanos como os mais violentos. Além disso, dez cidades brasileiras também foram mencionadas, para assim vir à tona o nível em que se encontra o problema no país brasileiro.
Algumas das cidades brasileiras citadas no relatório são:
Algumas das cidades que ocupam as posições mais altas do ranking são:
LEIA TAMBÉM: A cidade mais tranquila do mundo: você sabe qual é? Venha conferir!
- Mossoró, Rio Grande do Norte (11º lugar)
- Salvador, Bahia (19º lugar)
- Manaus, Amazonas (21º lugar)
- Natal, Rio Grande do Norte (28º lugar)
- Fortaleza, Ceará (31º lugar)
- Recife, Pernambuco (35º lugar)
- Maceió, Alagoas (36º lugar)
- Teresina, Piauí (48º lugar)
Dados alarmantes sobre segurança pública
Outro estudo revela que a violência continua sendo um problema grave em diversas cidades brasileiras. Dados do Relatório de Segurança Pública Brasileira mostraram as cidades com os maiores índices de violência, que em grande maioria das vezes levou à morte entre 2019 e 2021.
LEIA TAMBÉM: As cidades mais perigosas do mundo: Brasil e México dominam; veja o TOP 50!
A violência persiste, mesmo com a diminuição gradativa dos números de homicídios. De forma totalmente preocupante, 76% dessas mortes foram causadas por armas de fogo. O relatório também aponta que mais de 70% das vítimas eram negras, cerca de até 50% tinham entre 12 e 29 anos e 91,3% eram do sexo masculino.
A importância de políticas de segurança efetivas
Diante desse cenário preocupante, é imprescindível investir em políticas de segurança efetivas. Isso envolve o fortalecimento das forças policiais, a criação de programas de prevenção à violência, o combate ao tráfico de drogas e o desenvolvimento de ações integradas entre os poderes públicos.
Gostou deste conteúdo? Para ter acesso a muitos outros semelhantes, clique aqui, selecione “✩ Seguir” e receba todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!