Cidade perdida dos maias é encontrada em floresta da Guatemala; confira!

Com a ajuda da tecnologia, pesquisadores descobriram vestígios de uma incrível cidade maia no meio de uma densa floresta.

Um dispositivo a laser, chamado LiDAR, virou um grande amigo dos arqueólogos no mundo todo. E, recentemente, fez uma descoberta interessante. Ele encontrou uma cidade no meio de uma densa floresta na Guatemala. Não como as cidades atuais que conhecemos, mas, sim, suas ruínas.

Assim, a seguir, leia mais detalhes sobre a cidade perdida na floresta da Guatemala e se surpreenda com a exuberância que ela tinha. Mas antes, importa explicar mais sobre a descoberta.

Como o dispositivo LiDAR descobriu a cidade perdida?

LiDAR é a sigla da expressão em inglês Light Detection and Ranging, ou seja, luz de detecção e alarme. Trata-se de um laser digital que os arqueólogos utilizam em vários espaços grandes para detectar ruínas ou mesmo sítios arqueológicos. O dispositivo tem um sistema de identificação óptica de longo alcance e profundidade.

Quando utilizado em florestas, o LiDAR faz seu mapeamento por meio da copa das árvores. Várias cidades já foram descobertas por meio desse dispositivo no mundo, sendo a última delas em uma floresta da Guatemala.

LEIA MAIS:

Que cidade é essa?

O local mapeado pelo LiDAR corresponde a 1.600 metros quadrados de área. Certamente, foi uma cidade ocupada pelo povo maia entre 1.100 e 250 a.C.

O LiDAR trouxe algumas informações e a reconstituição histórica foi completada por pesquisas dos arqueólogos e historiadores dos EUA, México e França. A reconstituição foi publicada em um artigo pela revista especializada da Universidade de Cambridge.

A cidade, segundo a pesquisa e o LiDAR, teria centros políticos, templos religiosos, praças imensas e pequenas residências — cerca de mil. Também teria um sistema de transporte terrestre com algumas estradas e um sistema de drenagem e coleta de água com tanques e aquedutos. Essa estrutura enquadra a cidade em um levantamento de 417 vestígios de cidades maias do mesmo período ou de períodos mais antigos que existem na região.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também