ChatGPT e o futuro do mercado de trabalho: Quem estará em risco? Veja 5 profissões em alerta!
Profissões relacionadas à produção de textos são as mais afetadas.
Com o avanço tecnológico, algumas atividades precisam de cada vez menos esforço humano para ser realizadas. A inteligência artificial (IA), aplicada em várias ocupações humanas, vem demonstrando resultados surpreendentes neste sentido.
Uma das suas ferramentas, o ChatGPT, apresenta uma capacidade imensa de criar artigos com conhecimento qualificado. Em longo prazo, isso pode ameaçar a existência de algumas ocupações profissionais importantes atualmente. Assim, a seguir, veja algumas profissões comprometidas pelo avanço de ferramentas com IA, sobretudo o ChatGPT.
Confira 5 profissões que podem ser substituídas pelo ChatGPT
Designer gráfico
O designer gráfico trabalha com a produção de texto em imagens e sons para a produção e manutenção de sites. Nesse sentido, o ChatGPT ameaça essa profissão por criar não só textos muito bem escritos, mas também imagens personalizadas por meio de poucos comandos dos usuários.
LEIA MAIS: 3 formas de utilizar a inteligência artificial gratuitamente para fazer coisas úteis
Jornalista
O ChatGPT demonstrou alta capacidade na realização de artigos de opinião sobre determinados assuntos. Assim, sem dúvidas, o avanço da ferramenta pode afetar jornalistas. O maior desafio do ChatGPT, entretanto, é a verificação de fatos, pois pode facilmente repercutir conteúdos falsos. Isso salvaguarda um pouco a sobrevivência dessa profissão.
Professor
Por trazer informações sobre diversos conteúdos, o ChatGPT afeta a profissão de professor. A ferramenta demonstra mais eficácia para o ensino médio, já que traz um conhecimento mais sistematizado dos conteúdos escolares. No entanto, nesse caso, também existe o risco do ChatGPT não checar a veracidade das informações nem trazer uma análise crítica para elas, reafirmando a importância dos professores.
Analista de sistemas
Como o ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial podem ser usadas para análise e interpretação de dados, isso ameaça os analistas de sistemas. Aliás, grandes empresas estão cada vez mais adeptas da tecnologia em substituição a profissionais da área.
LEIA TAMBÉM: IA gera imagens de festas que parecem reais – exceto por detalhes bizarros!
Contador
Uma vez que o ChatGPT consegue analisar dados e sistemas, também é capaz de fazer contas. E, mais ainda, elaborar relatórios relacionados às conclusões que chegou. Neste sentido, os contadores são afetados significativamente por também exercerem estas atribuições.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!