As vendas de motocicletas estão em alta. Você ouviu direito. Em geral, as vendas no varejo nos últimos três meses mostraram um aumento constante. É mais óbvio em alguns segmentos, mas a tendência é inegável. As vendas estão melhores do que nunca. Você pode chamar isso de paradoxo pandêmico?
De acordo com informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o brasileiro está procurando a moto como alternativa aos altos preços dos veículos. Apenas no mês de setembro foram emplacadas 108.848 motocicletas. Esse número representa um crescimento de 5,8% em relação ao mês de agosto.
Quando se compara os números com os valores referentes a setembro de 2020, há um crescimento de 9,26% nas vendas de motocicletas. No ano passado no mesmo período, apenas 99.625 motos foram vendidas no Brasil.
O ano de 2021 está sendo positivo para essa indústria. Desde janeiro, já foram emplacadas 841.481 motos no país. Esse dado também é positivo, se comparado com os valores de vendas do ano passado. Observando 2020, até o mês de novembro foram emplacadas 631.070 motos. Ou seja, em 2021 o crescimento nas vendas foi de 33,34%.
“A produção está sendo absorvida pelo mercado. A procura por motocicletas cresceu na pandemia e é interessante observar como essa tendência ficará no futuro, especialmente, nas grandes cidades”, disse à imprensa o presidente da Fenabrave, Assumpção Júnior.
Motos mais vendidas em setembro
Com destaque para a Honda CG 150, líder absoluta no quesito vendas no mês, veja a lista com as 10 motos mais vendidas em setembro de 2021: