Cerveja no café da manhã? Veja os países em que isso é tradição!
Veja as origens e os detalhes por trás desse costume!
O café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas cada cultura tem sua própria tradição matinal. Em muitos lugares, as pessoas aproveitam a manhã para se reunir em torno de alimentos deliciosos, que refletem a identidade e a história local.
Dentre algumas tradições matinais únicas em várias partes do mundo podemos destacar, por exemplo:
- Lyon, na França, as pessoas se alimentam de vinho e vísceras às 09:00.
- Van, na Turquia, é comum sentar-se para um café da manhã com nove pratos.
- Trang, na Tailândia, não é incomum se reunir em salões de dim sum antes do nascer do sol.
- Baviera, um estado conhecido por suas roupas tradicionais e folia da Oktoberfest, um costume culinário único reflete a joie de vivre local.
O tradicional café da manhã com salsicha e cerveja
O Weißwurstfrühstück, um café da manhã com linguiça branca, é mais do que apenas uma refeição; é uma desculpa para um encontro informal quando é tarde demais para o café, mas muito cedo para o almoço. A refeição, tradicional na Alemanha, consiste em salsichas brancas, além de salgadinhos macios e mostarda doce, tudo regado com uma cerveja de trigo.
LEIA MAIS: Não caia em ciladas! Veja 5 sinais de um restaurante de má qualidade
Muitos lugares em Munique têm café da manhã, mas o restaurante Gaststätte Großmarkthalle lidera consistentemente as classificações locais. A pousada é administrada por uma dupla de irmãos, Ludwig Wallner e Gabi Walter, que assumiu o negócio de seu pai em 1999.
Wallner é o único estalajadeiro da cidade que ainda atua como açougueiro. Acordando cedo todas as manhãs, ele faz as salsichas à mão, usando uma receita secreta de família e habilidades que aprendeu quando criança. Durante a semana, o boteco recebe comerciantes famintos e fregueses do mercado.
Ao fim-de-semana, as grandes mesas são ocupadas por famílias e amigos, ou partilhadas por grupos menores de estranhos que se cumprimentam com um alegre “Servus!”. É um lugar onde todas as idades são bem-vindas. “Alguns de nossos dias mais movimentados são durante a Oktoberfest”, explicou Wallner, “ou dias em que um dos times de futebol de Munique está jogando”.
Origem do tradicional café da manhã da Alemanha
As origens precisas de Weißwurstfrühstück não são claras, mas a história mais popular é que eles foram inventados por acidente. Em 1857, o jovem estalajadeiro de Munique, Sepp Moser, ficou sem tripa de ovelha para suas salsichas, então ele usou as de porco. Preocupado que elas pudessem estourar ao fritar, Moser decidiu cozinhá-las em água – uma aposta que valeu a pena.
LEIA TAMBÉM: 5 alimentos no café da manhã que dão energia para o dia todo
Hoje, elas são um dos alimentos bávaros mais conhecidos e uma das primeiras coisas que os locais lhe dirão para experimentar. O café para os bávaros, o Weißwurstfrühstück é uma tradição que une família e amigos e celebra a cultura local. Mas não é só isso, essa refeição matinal também é uma maneira de recuperar energias após uma noite de festa e preparar o corpo para o dia que virá.
E não é apenas na Alemanha que se aprecia a cerveja pela manhã. Em alguns países, como a Irlanda, por exemplo, é comum tomar um copo de cerveja stout com um típico café da manhã irlandês, composto por ovos, salsichas, bacon e outros acompanhamentos. Já na Bélgica, a cerveja é consumida no café da manhã em algumas regiões, acompanhando pães e queijos locais.
Cerveja no café manhã é uma celebração cultural.
Essas tradições matinais únicas mostram que a comida pode ser muito mais do que apenas uma necessidade fisiológica, ela pode ser uma forma de celebração da cultura local e um momento de união entre as pessoas. E é exatamente isso que o Weißwurstfrühstück representa para os bávaros.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!