Celular esquentando? Veja possíveis 5 motivos – e como resolvê-los!
É comum o celular esquentar. Mas, se isso acontece com frequência e a temperatura é desconfortável, é hora de prestar atenção.
São cada vez mais comuns as queixas de usuários sobre celular esquentando. Em sua maioria, o problema não é defeito de fabricação do aparelho, mas sim a forma de uso do smartphone.
Assim, os principais indicativos de celular superaquecido são altas temperaturas na parte traseira, que torna desconfortável o ato de segurar o aparelho, ou funcionamento aparentemente estranho, que te leva a acreditar que tem algo errado.
Motivos que levam o celular a superaquecer
Diversos motivos podem ser a causa para o seu celular esquentar. Os principais estão relacionados ao uso do aparelho, que sobrecarrega o equipamento além do suportado.
Em outros casos, a presença de vírus ou malware também aquece o seu celular. Então, veja os principais motivos que levam o seu smartphone a superaquecer.
LEIA MAIS: Por que carregadores esquentam? Veja quando se preocupar!
Bateria ou cabo do carregador com problema
Uma das hipóteses comuns para o celular esquentar é o carregamento. Porém, uma temperatura excessivamente elevada pode indicar problemas na bateria, no cabo que conecta o carregador ou até mesmo na fonte.
Processador sobrecarregado
Assim como os computadores, o celular também possui processador, que pode ficar sobrecarregado quando usado em excesso por aplicativos e outras ferramentas, mesmo em segundo plano.
Recebimento de luz solar direta
Deixar o celular exposto à luz solar pode ocasionar superaquecimento imediato. Logo, se você faz isso todos os dias, é possível que o aparelho apresente danos internos permanentes com o passar dos dias.
Jogar ou assistir a vídeos por muito tempo
Assistir a vídeos e jogar por longas horas sobrecarrega o processador do celular, em especial quando os jogos ou vídeos são pesados e graficamente complexos.
Portanto, manter o celular ligado por longos períodos faz com que a bateria aqueça e força o uso do processador interno.
Vírus ou malware
Caso o seu celular esteja infectado com vírus ou malware, instalados a partir de aplicativos-espiões, o uso do seu aparelho, assim como a sua segurança, fica prejudicado.
Isso porque os aplicativos rodam em segundo plano e aumentam o uso do aparelho, que força o seu desempenho e aquece a bateria.
LEIA TAMBÉM: 5 erros ao usar o micro-ondas que podem até mesmo estragá-lo
Como evitar que o celular esquente
Após observar o celular esquentando mais do que o normal, é hora de tomar certas precauções para evitar que o telefone superaqueça:
- Evite expor o aparelho à luz solar direta.
- Ajuste o brilho da tela.
- Use acessórios corretos (carregador).
- Feche aplicativos sem uso.
- Mantenha seu dispositivo atualizado.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.