Você tem ‘nomofobia’? Veja 3 sinais de que seu smartphone está te fazendo mal!
Os vilões mais ardilosos são aqueles que conseguem enfraquecer o seu psicológico sem que você perceba.
O aparelho celular é um importante aliado na comunicação instantânea, no acesso a notícias e como fonte de entretenimento gratuito. Cada vez mais, esses aparelhos adquirem funções e jogos que te permitem escapar da realidade. Por isso, pessoas que experimentam o uso prolongado de celular podem estar, silenciosamente, estressando-se, devido à alta carga de informação — embora não percebam isso. Sendo assim, confira a seguir os sinais de que o celular pode ser um causador de estresse.
O celular como agente de estresse mental
Estes são os principais sinais que correlacionam ansiedade e estresse com uso prolongado do celular.
Sentimento de ansiedade em situações sociais
De acordo com uma pesquisa realizada pela LG e que contou com 2.000 usuários de smartphones nos Estados Unidos, cerca de 91% das pessoas sofrem com algum grau de ansiedade devido ao uso do celular. Muitas dessas pessoas, mediante a impossibilidade de usar o celular como uma forma de fugir da realidade frente a situações sociais novas, tendem a se sentir ansiosas e em pânico.
LEIA MAIS: 3 atitudes que fazem o seu celular a durar mais tempo; aprenda!
Indício de nomofobia
Nomofobia é o nome dado ao medo irracional de ficar sem usar o telefone. Em 2015, esse termo foi criado a partir de um questionário de nomofobia, onde a maioria dos voluntários afirmava que eles ficavam ansiosos ao não poder se comunicarem instantaneamente com amigos e família.
Eles também afirmaram que ficavam aborrecidos quando não podiam usar o smartphone, e as pessoas ao redor, no geral, conseguem notar essa diferença comportamental. Vale lembrar que existem graus de nomofobia, então é possível sofrer com essa dependência em diferentes níveis.
LEIA TAMBÉM: Usar o celular na cama pode ser uma péssima ideia, saiba o porquê!
Busca constante por atualizações e novidades nas redes sociais
Redes sociais são, geralmente, criadas para nos deixar ansiosos ou com a sensação de que sempre há algo a ser visto. Por esse motivo, é possível atualizar a página inicial e sempre ver conteúdos postados no mesmo momento. Isso pode fazer com que o seu cérebro se sinta constantemente tentado a se atualizar e receber mais notícias e informações, de forma que ele nunca consiga realmente relaxar.
Muitas vezes, acontece de abrirmos inconscientemente os aplicativos de redes sociais, mesmo que já tenhamos fechado há poucos segundos. Isso é um sinal de estresse, e de como o celular está nos tornando dependentes dele.
Por isso, atente-se bem a esses sinais e evite que o uso do celular lhe cause mais estresse silenciosamente.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.