Uma das mudanças perceptíveis advindas dos avanços da tecnologia será a maior presença de carros elétricos nas ruas. Este possui uma série de benefícios, tais como ser mais silencioso, possuir um consumo de energia mais eficiente, além de custos com abastecimento e manutenção serem efetivamente menores.
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, os carros elétricos poluem o meio ambiente, porém em menor escala, principalmente se comparado aos carros movidos à combustível.
Confira as situações em que carros elétricos poluem o meio ambiente:
Processo de fabricação
A Volvo foi uma empresa na qual se comprometeu a vender apenas carros elétricos, em todo o mundo, até o ano de 2030. Em um estudo realizado pela mesma, foi possível identificar que a produção de carros elétricos pode gerar até 70% a mais de emissões do que os modelos que funcionam a combustão.
Os estudos foram feitos através de um comparativo entre os modelos Volvo XC40 Recharge Pure Electric e o XC40 a combustão. A Volvo explica que somente na extração, refino, bem como estampagem de metais já ocorre uma quantidade expressiva de poluição para ambos os modelos.
Já no caso do XC40 Recharge, as baterias de íons de lítio, necessárias para o funcionamento elétrico, acabam agregando um pouco mais para o fator poluente.
LEIA MAIS: Carros elétricos: 5 coisas que você precisa saber sobre eles!
Poluição para recarregar
Neste aspecto, para que um carro elétrico seja realmente mais limpo que um modelo que funcione a base de combustão, é necessário que a sua matriz energética também seja limpa.
Ou seja, a sua eletricidade precisa ser gerada por fontes renováveis. Caso contrário, o que ocorre é basicamente um deslocamento da fonte de poluição, agora para as usinas de geração de energia elétrica.
Assim, de nada adianta contar com a energia da bateria do seu carro para preservar o meio ambiente se aquela utilizada para o carregamento vem de fontes fósseis, por exemplo.
Descarte e reciclagem das baterias
Além das poluições já citadas acima, ainda existe um cuidado necessário em relação ao descarte das baterias. É possível reciclá-las ao final da sua vida útil. Contudo, o descarte precisa ser feito em um local certo, uma vez que elas possuem componentes nocivos à natureza.
Felizmente, já são conhecidas as soluções para aproveitar as baterias quando elas não servem mais para carros. Um exemplo são as “casas off-grid” que utilizam baterias velhas para armazenamento de energia solar.
Ademais, outra forma de reutilização são as estações de armazenamento de energia que servem como backup para redes públicas em cidades grandes. Como ocorre, por exemplo, na Austrália.
E então, você sabia que os carros elétricos poluem o meio ambiente? Então, acesse aqui para mais informações interessantes como esta!