Carros elétricos apresentam mais problemas? Pesquisa pode responder essa pergunta!
Uma recente pesquisa revela que os veículos elétricos apresentam uma taxa de problemas maior do que outros carros. Entenda o que os dados indicam sobre o assunto!
Recentemente, a Consumer Report divulgou a pesquisa de confiabilidade automotiva, que é realizada todo ano, revelando uma estatística bem curiosa e talvez pouco esperada: os veículos elétricos parecem estar enfrentando mais problemas do que seus colegas movidos a combustíveis tradicionais. No entanto, o ponto aqui vai além da fonte de energia desses automóveis.
LEIA MAIS: Raiva ao volante: 5 grandes causadores de estresse no trânsito
Veículos elétricos apresentam mais problemas se comparados aos tradicionais
De acordo com o diretor do centro de testes automotivos do grupo, Jake Fisher, a diferença gritante nos problemas não está totalmente ligada à natureza elétrica dos veículos. Na verdade, o motivo principal se encontra no fato de que a maioria dos veículos elétricos são recém-lançados, e veículos novos tendem a apresentar mais problemas, seja qual for o tipo de propulsão.
A pesquisa reuniu dados de 330 mil veículos fabricados entre 2000 e 2023, revelando que os carros elétricos enfrentam 79% mais problemas de manutenção em comparação com os veículos a gasolina ou diesel. Além disso, os híbridos plug-in estão com 146% mais problemas, enquanto os híbridos convencionais surpreenderam positivamente, superando até mesmo os carros a combustão.
A análise vai além dos números
A pesquisa não se limitou a classificar os veículos, ela também avaliou as marcas e os melhores fabricantes por região, fornecendo um panorama abrangente do cenário automotivo atual. Essas falhas refletem a crescente dificuldade da indústria automobilística em lidar com tecnologias cada vez mais avançadas.
Esses desafios surgem num momento em que há uma pressão crescente para avançar em direção à tecnologia e expandir o uso dos veículos elétricos, conhecidos pelo seu potencial de reduzir o impacto ambiental, atingindo emissões zero.
As picapes elétricas enfrentam um desafio ainda maior
Especificamente, as picapes elétricas se destacam como os veículos menos confiáveis, estando em um grupo que combina mais de um tipo de automóveis conhecidos por enfrentar mais problemas: os elétricos e as próprias picapes.
LEIA MAIS: 9 tecnologias automotivas que se destacaram em 2023
Mas, há exceções entre os carros elétricos mencionados na pesquisa. Modelos como o Tesla Model 3 e o Model Y, juntamente com o Ford Mustang Mach-E, apresentam uma confiabilidade média esperada. Já o Nissan Ariya e o Hyundai Ioniq 6 se destacam pela confiabilidade superior à mediana.