Se você está pensando em dirigir um carro elétrico de forma mais ecológica, provavelmente está se perguntando quais são suas opções e precisa de respostas para suas perguntas antes de se afastar de seu veículo movido a gasolina.
Os veículos elétricos representam cerca de 2% dos carros novos nas estradas. Ainda assim, mesmo 1% dos 15 milhões de carros e caminhões novos vendidos a cada ano significa muita coisa. E esse número vai aumentar à medida que os fabricantes continuam a introduzir novos modelos no mercado.
5 coisas que você deve saber antes de comprar um carro elétrico
Abaixo, detalhamos as diferentes opções de carros EV. Mostramos o básico do que você precisa saber sobre carregamento, alcance, custos de propriedade, recursos de segurança e muito mais para que você possa escolher o veículo elétrico certo que atenda a todas as suas necessidades.
Tipos de veículos elétricos
Uma introdução aos carros elétricos começa com uma explicação das abreviaturas usadas para descrever os diferentes tipos de veículos elétricos. EV é o termo geral para um veículo elétrico.
BEV, ou veículo elétrico movido a bateria, usa apenas seu motor ou motores elétricos para propulsão. HEV significa veículo elétrico híbrido. Um HEV é um carro elétrico que funciona com um motor de combustão interna e um motor elétrico.
Um PHEV é um plug-in híbrido. Os PHEVs se conectam a uma tomada elétrica para carregar as baterias e usam um combustível à base de petróleo ou alternativo para alimentar o motor de combustão interna.
FCEV são veículos elétricos que usam célula de combustível de hidrogênio comprimido. Eles não estão amplamente disponíveis, exceto na Califórnia.
Alcance de veículos elétricos
Mesmo que os EVs de hoje possam acomodar facilmente a maior parte da direção diária, os fabricantes de baterias de carros elétricos continuam a melhorar a capacidade e os tempos de recarga para viagens mais longas.
O alcance dos veículos varia conforme o modelo do carro, mas, de maneira geral, espere rodar cerca de 300km com uma carga de bateria
Estações de carregamento
Alguns motoristas de EV se preocupam persistentemente com o esgotamento da bateria sem uma estação de carga por perto. Uma vantagem de um veículo elétrico é que você pode conectar e recarregar em casa ou usar estações de carregamento de EV quando estiver fora de casa. Infelizmente elas ainda não são tão comuns no Brasil.
Custo de recarga
Uma pergunta comum de potenciais compradores de carros elétricos é quanto custa para carregar um EV ? Para carregar em casa, a resposta requer um pouco de matemática e depende de vários fatores, principalmente quanto você dirige e o preço que você paga pela eletricidade residencial.
Em média para andar 100km um veículo elétrico consome 30kWh de energia. Como o valor da tarifa de energia varia muito de um local para o outro do Brasil, basta pegar o valor em R$/kWh da tarifa na sua região, multiplicar por 30, e terá um valor médio que você irá gastar para andar 100km com seu veículo.
Escolhendo totalmente elétrico ou híbrido
Há muitos benefícios em possuir um EV, seja um modelo totalmente elétrico ou um híbrido plug-in. Para começar, todos os EVs têm custos gerais de “combustível” mais baixos.
Os BEVs costumam ter custos de manutenção mais baixos porque têm menos componentes do que os carros movidos a combustão. Os carros elétricos movidos a bateria não exigem trocas de óleo ou ajustes. Carros totalmente elétricos nunca precisam parar em um posto de gasolina para abastecer, porque suas baterias podem ser carregadas em casa quando não estiverem em uso.
Os PHEVs alcançam um equilíbrio entre o uso de veículos ecologicamente corretos e a flexibilidade para ir a qualquer lugar. A maioria dos passageiros pode dirigir de e para o trabalho apenas com energia elétrica, enquanto o motor a combustão fica de reserva esperando por viagens mais longas.
Quando carregada, a bateria do PHEV alimenta um motor elétrico. Uma vez que a bateria se esgota, um motor a gasolina funciona sem problemas. Em seguida, o carro alterna entre gasolina e energia elétrica dependendo de quanto é necessário. O sistema de frenagem regenerativa do carro captura a energia perdida ao desacelerar ou desacelerar e alimenta a bateria, reduzindo ainda mais sua dependência do motor a gasolina.