Por que os carros gastam mais combustível nas cidades? Entenda os motivos!
Consumo pode ser considerável em relação à estrada
A alta no preço dos combustíveis fósseis é bem desanimadora, o que acaba obrigando os motoristas a economizarem em saídas com os veículos. Por conta disso, vem se tornado cada vez mais comum investir em meios para reduzir esses custos, como o famoso “kit gás”, ou então a adoção de alternativas mais caras como os carros elétricos. A preocupação é maior ainda para aqueles que moram em grandes centros urbanos. Quer entender o motivo? Confira abaixo porque carros a gasolina têm o pior consumo de combustível na cidade.
Paradas e partidas gastam mais combustível
Basicamente, os carros são muito mais eficientes quando estão em velocidade constante, o que também é considerado quando falamos de combustível. No entanto, isso acaba sendo uma dificuldade nas cidades, visto que somos obrigados a parar o carro em semáforos, engarrafamentos, faixas de pedestres, etc. Inclusive, até mesmo os carros elétricos perdem energia quando utilizam muito os freios.
Por outro lado, viagens em estradas exigem menos paradas, o que permite com que os carros se mantenham na mesma velocidade, economizando assim mais combustível.
LEIA MAIS: Qual velocidade economiza mais combustível? Confira essa e outras dicas!
As condições das pistas variam muito
Mesmo que você não ande de carro por uma cidade grande, as condições das pistas são geralmente bem diferentes. Afinal, pode ser que esteja em uma região lisa como um tapete por um tempo, mas em outro estará passando por ruas esburacadas, lombadas, etc. Dessa forma, acaba se tornando muito mais difícil se manter em uma velocidade consistente.
Já as estradas são geralmente suaves e imutáveis, então não exige que os motoristas usem tanto combustível quanto nas estradas. Obviamente aqui não estamos falando de estradas precárias como aquelas apontadas como as piores rodovias do Brasil.
Marcha lenta desperdiça muito combustível dos carros
Enquanto o motor do seu carro estiver ligado, inevitavelmente ele estará utilizando combustível. Ou seja, mesmo que você esteja parado em um engarrafamento e não tenha andado nada, haverá gasto de combustível, que pode variar bastante de acordo com o tipo de veículo e tamanho do motor.
Além disso, os engarrafamentos e trechos mais lentos da cidade tornam preciso que os veículos se movam em marchas mais lentas, o que gera um maior gasto de combustível.
Se você gostou deste artigo e quiser ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!