A transmissão automática é tão confiável quanto a manual. No entanto, seu uso incorreto pode causar problemas graves que podem custar bem caro para você.
Existe uma lenda urbana de que as transmissões automáticas duram mais pois existe uma interação menor com o motorista. Isso não é bem verdade. O uso indevido pode fazer com que você tenha que substituir peças de forma precoce.
Saiba o que você NÃO deve fazer para prolongar a vida do seu câmbio automático.
Manutenção de transmissão automática
O primeiro erro que você deve evitar é não fazer manutenção. O manual do fabricante estabelece o período correto das manutenções preventivas do câmbio. Essas caixas precisam de lubrificação.
Posição “P”
Outra coisa é o abuso da posição P como freio de mão. Principalmente se estiver estacionado em um declive. Essa ação força as engrenagens do câmbio e podem causar um desgaste precoce.
Posição “R”
Você precisa esperar que o carro pare totalmente para sair da posição D para o R. Os pinhões do câmbio podem se comprometer caso essa ação não seja feita.
Ponto morto toda vez que parar
Um carro com câmbio automático é muito diferente de um carro com câmbio manual. O ponto morto usado em todas as paradas pode desgastar o seletor de marcha do câmbio automático.
Usar o Neutro nas descidas
Essa ação tão comum quando as pessoas usam carros manuais pode resultar em danos na transmissão automática já que pode interromper o suprimento de óleo evitando assim que a transmissão receba a lubrificação necessária.