Comprar um carro no Brasil, mesmo que de categoria popular, se tornou algo praticamente inviável. Além dos valores altíssimos, a gasolina também passou a ser um fator ainda mais relevante para as considerações ao se pensar em comprar um carro novo.
Há pelo menos quatro anos, companhias de seguros já atuam no ramo de carros por assinatura. Mas, principalmente durante a pandemia, esse sistema começou a receber atenção das fábricas de automóveis. Marcas como Renault, VW, Fiat e Jeep passaram a investir nesse tipo de negócio.
Mas fica a pergunta: carro por assinatura compensa? Saiba abaixo o que você deve levar em consideração ao decidir se vai aderir a essa opção.
E para o consumidor? Carro por assinatura compensa?
Para quem não tem interesse em ter dor de cabeça com automóvel, e está disposto a pagar uma mensalidade por esse benefício, essa é uma ótima opção. Isso porque modelos assinados constam já com a inclusão de alguns pontos como trâmites e contratações, despesas com seguros, documentação, transferência e IPVA já inclusos no pacote.
LEIA MAIS: Carro por assinatura: Vantagens e desvantagens dessa modalidade – Confira!
Além disso, as empresas que fazem esse tipo de serviço já possuem o hábito de ficarem responsáveis pelas revisões de manutenção obrigatórias. Em complemento a isso, ficam resposnsáveis por proverem um carro reserva para os dias em que o cliente precisar ficar sem o veículo.
Caso o critério levado em questão pelo consumidor seja a praticidade, o carro por assinatura é algo mais do que válido. Para evitar dores de cabeça futuras, é preciso estar atento a alguns detalhes, como por exemplo às cláusulas contratuais.
Para saber se o carro por assinatura compensa você deve saber que os contratos costumam obter cláusulas bem específicas em relação à conservação do veículo. Por isso, fique atento a detalhes relacionados à estética do automóvel, e quanto aos detalhes da manutenção.
Preste atenção aos custos extras
Outro ponto importante que deve ser observado é a franquia de quilometragem. Geralmente, planos preveem de 1000 km a 2500 km mensais. Contudo, atente-se a informações sobre a existência ou não de custo extra por quilômetro excedido rodado.
Ademais, não esqueça que apesar de o custo do seguro já estar incluso, a franquia é por conta do assinante, como em todo contrato veicular. Tendo isso em mente, procure se informar sobre os valores das franquias e o que a apólice do plano de assinatura cobre.
Opção de compra
Por fim, caso tenha interesse, ainda é possível comprar o carro assinado até o fim do vínculo contratual. É válido pesquisar previamente o preço pedido, em outras lojas de seminovos, caso o preço pedido esteja dentro da média, vale ponderar a compra.
CONFIRA TAMBÉM: Como comprar um carro seminovo da maneira correta? Veja 5 pontos fundamentais!
Gostou desse conteúdo? Agora você tem mais condições de avalar se carro por assinatura compensa para você!
Acesse aqui para mais informações como esta!