O que faz um carro pegar fogo? Saiba o que leva ao incêndio de veículos
É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
As condições do veículo são um ponto essencial que garante a qualidade e a segurança de todo automóvel. Nesse sentido, é de extrema importância garantir que não ocorram incêndios nos compartimentos do veículo, coisa que ocorre com certa frequência, principalmente quando não são feitas manutenções constantes. Dessa forma, aprenda abaixo, os motivos mais comuns que fazem o carro pegar fogo, e como se proteger dessas situações.
Pane no sistema elétrico
Todo veículo necessita de um sistema elétrico e um sistema de combustão para a queima de combustível e assim, poder se locomover. Entretanto, se por algum motivo, esse sistema elétrico do veículo entrar em curto circuito, é hora de ficar atento aos sinais que o carro apresenta.
Com isso, normalmente uma pane no sistema elétrico é causada por fortes chuvas, uma batida, danos internos, dentre outros fatores.
Dessa forma, os sinais mais presentes estão nos sistemas comuns do veículo que necessitam de eletricidade como a abertura e o fechamento dos vidros, sistema multimídia, trancamento de portas, e muitos outros. Eles começam a dar defeitos, não funcionando como deveriam.
LEIA MAIS: Proteja seu carro durante chuvas fortes e enchentes com essas dicas
Falta de arrefecimento
O sistema de arrefecimento é responsável por resfriar o motor e evitar que ele superaqueça. Ele utiliza um líquido específico, que deve ser avaliado com frequência para evitar sua ausência. Nesses casos, o motor pode fundir devido ao calor em excesso e levar ao vazamento de gasolina, que ao contato com outras partes do carro, levam ao incêndio.
Ambiente muito seco
Parar o carro sobre palhas, gramas ressecadas, superfície de madeira e outras, podem levar a incêndios caso o carro esteja com ausência de manutenções e superaquecido.
Mangueira de alimentação
A mangueira de alimentação leva o combustível recebido até o tanque e o motor. Caso essa mangueira fique ressecada ou desencaixe, isso vai levar a um vazamento de combustível, que facilmente pode levar a um incêndio do veículo.
Combustível adulterado
Sempre abasteça seu carro em postos autorizados, bem como reconhecidos. Além disso, desconfie de valores de combustíveis muito abaixo do valor das bombas. Um combustível adulterado é mais incendiário do que outros.
Para ler outros conteúdos como esses, basta clicar aqui!