Carregamento rápido estraga o celular? Confira os efeitos para o aparelho!
O carregamento rápido pode economizar tempo de carregamento, mas também pode prejudicar a vida útil da bateria.
Com o avanço da tecnologia, os celulares se tornaram imprescindíveis no dia a dia. Hoje, tudo o que precisamos está sempre na palma das mãos, exceto quando os aparelhos descarregam.
Nesse sentido, as empresas trabalharam muito para oferecer o carregamento rápido. Essa velocidade de carregamento, no entanto, pode ser boa e ruim ao mesmo tempo. Veja o porquê a seguir.
Carregamento rápido: bom ou ruim para a bateria?
A tecnologia do carregamento rápido é chamada de “turbo” porque potencializa o carregamento, diferenciando-se dos carregamentos comuns. No caso, em vez de horas, os celulares demoram apenas poucos minutos para chegarem a 100% de bateria.
Aquecimento
LEIA MAIS: O que acontece se usar um carregador antigo no seu celular? Entenda!
O recurso popularizou-se em pouco tempo, no entanto, ele possui uma característica que chama atenção. Isso porque, comumente, enquanto o celular está carregando, ele gera calor, e o carregamento rápido pode aumentar ainda mais esse calor e esquentar muito o aparelho, podendo causar danos ao celular, seja na bateria ou em outras partes internas.
Por outro lado, a maioria dos dispositivos atuais possui um sistema de sensor de temperatura embutido, e ele permite a regulação do calor para evitar que o aparelho fique muito quente.
Ciclo de carga
Outro ponto importante é que o carregamento rápido poder diminuir a vida útil da bateria. Isso porque as baterias dos celulares possuem um número limitado de ciclos de carga (carregamentos até 100%) por serem compostas por íons de lítio. Quanto mais se completa ciclos de carregamento, mais ocorre uma degradação progressiva da sua capacidade.
Para lidar com esse problema, as fabricantes utilizam recursos de carregamento adaptável que evita a sobrecarga da bateria, estendendo a sua vida útil.
LEIA TAMBÉM: 5 erros que fazem seu celular carregar lentamente; veja o que evitar!
Então, é um problema?
Por fim, entende-se que o carregamento rápido, hoje, é uma tecnologia indispensável para a maioria dos usuários, e, apesar das preocupações acerca do aquecimento e sobrecarga, as empresas têm trabalhado com sucesso para que isso não seja um problema de grande impacto.
Por isso, é possível continuar usando os carregadores turbo, mas, de preferência, aqueles que são originais e de procedência conhecida.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!