Em meio ao crescimento da pandemia Covid-19 no exterior, as principais cidades brasileiras decidiram não realizar eventos de Réveillon.
Na segunda-feira, a cidade de Salvador anunciou que não promoveria a festa de Réveillon, decisão também tomada por Fortaleza no sábado, e a prefeitura de Belo Horizonte informou que “não planejou” a comemoração.
Em São Paulo, Rio de Janeiro e Belém, a programação de fim de ano continua de pé, mas agora segue com possibilidade de cancelamento. A festa estará mantida enquanto o quadro epidemiológico continuar favorável.
Pandemia
As mortes e os casos de Covid diminuíram consistentemente durante a maior parte deste ano, já que quase dois terços dos brasileiros estão totalmente imunizados contra o coronavírus.
No entanto, enquanto as restrições de distanciamento estão sendo suspensas em todo o país, várias capitais decidiram pecar por excesso de cautela e cancelar eventos públicos oficiais para celebrar a véspera de Ano Novo.
O medo da variante Omicron – cujo impacto ainda é desconhecido – também está levando alguns dos principais centros urbanos do país a questionar se o Carnaval 2022 será possível.
O Brasil está se aproximando do verão, uma das épocas mais movimentadas para a indústria do turismo. Depois de quase dois anos de interrupção causada pelo coronavírus, o setor esperava algum alívio durante o período de férias.
Cidades que cancelaram as festividades
Confira a seguir algumas capitais que cancelaram total ou parcialmente as festividades de Ano Novo.
- Aracaju
- Belém
- Brasília
- Campo Grande
- Cuiabá
- Florianópolis
- Fortaleza
- João Pessoa
- Natal
- Palmas
- Porto Alegre
- Recife
- Salvador
- São Luís
- Vitória
Segundo matéria do G1, ainda não há definição quanto ao Réveillon em Teresina, Macapá, Rio Branco, Goiânia e Boa Vista.