O portal Resume.io mergulhou fundo nas leis anuais de férias remuneradas e feriados remunerados em 197 países, vasculhando sites governamentais, dados da OCDE e da Organização Internacional do Trabalho para trazer uma análise abrangente sobre o tempo livre ao redor do mundo.
Os países com mais e menos folgas remuneradas do mundo
As descobertas são surpreendentes. O Irã lidera o ranking com o maior número de feriados, um total de 27, e os dias de férias remuneradas mais generosos, somando 53 no total. Por outro lado, os Estados Unidos apresentam um cenário desanimador, com zero dias de férias remuneradas e apenas 10 dias de feriados remunerados.
LEIA MAIS: Por que diversos hotéis pelo mundo não têm o 13º andar? Entenda!
O que torna o Irã líder no ranking?
Os países africanos e do Oriente Médio se destacam no topo da lista, com o Irã liderando o caminho. Além dos 26 dias de licença remunerada, o país possui um impressionante mês de feriados, totalizando 27 dias. Esses feriados, que incluem celebrações religiosas e marcos históricos, contribuem para o tempo de folga dos cidadãos iranianos.
Enquanto isso, na América do Norte, o Panamá se destaca como o único país na região entre os 100 primeiros colocados. Apesar de contar com apenas 11 dias de feriados, os panamenhos aproveitem de um total de 30 dias de folga por ano, graças à generosa política de licença remunerada.
O Brasil realmente tem muitas folgas remuneradas?
Com uma média de 21 dias de folga, o Brasil oferece um cenário intermediário. No entanto, é importante considerar que fatores como a possibilidade de vender dias de férias e o fato de que os fins de semana também são contabilizados nos 30 dias obrigatórios contribuem para essa média.
LEIA MAIS: 10 erros mais comuns quando o assunto é viajar de trem
Diferenças nos sistemas de licença
É muito importante observar as diferenças nos sistemas de licença entre os países. Enquanto em alguns, como o Brasil, existem políticas abrangentes que garantem licenças remuneradas para diversas situações, como doença, nos Estados Unidos, por exemplo, isso não acontece. No país norte-americano, a pessoa simplesmente não recebe pagamento caso precise faltar por motivos de saúde.
Ao analisar os dados, é importante levar em conta os feriados nacionais, regionais e locais. No Brasil, por exemplo, há 11 feriados nacionais por ano, com um acréscimo de um feriado em períodos eleitorais. Já nos Estados Unidos, a obrigação de conceder folga varia de estado para estado, com apenas Massachusetts e Rhode Island exigindo que os empregadores concedam folga nos feriados de natal e ano novo.