Brasil tem duas entre cidades mais habitáveis da América Latina – Confira o ranking!
Rio de Janeiro e São Paulo estão entre dez cidades latinas mais habitáveis, enquanto Buenos Aires lidera a lista
O que você acha mais importante em uma cidade? Segurança? Acesso à educação? Infraestrutura? O The Economist, também! A divisão de pesquisas do grupo divulgou um ranking com as melhores cidades para viver em todo o mundo. E o Brasil emplacou duas entre as cidades mais habitáveis da América Latina. Mas, o topo do pódio ficou mesmo com a hermana Buenos Aires.
Para a pesquisa da Economist Intelligence Unit, consideraram-se critérios como cultura e ambiente, estabilidade, educação, sistema de saúde e infraestrutura. No total, 19 cidades latino-americanas passaram pela avaliação e, para cada uma, atribuíram-se notas de 0 a 100.
No top 10, o primeiro lugar ficou com Buenos Aires, com nota final 82,8. Só para ter uma ideia, a educação portenha levou a pontuação máxima. Por outro lado, Caracas ficou no último lugar, com 47 pontos.
Rio e São Paulo entre as cidades mais habitáveis da América Latina
No ranking, o Brasil emplacou duas entre as dez primeiras cidades. O Rio de Janeiro ocupa o 7º lugar entre as cidades mais habitáveis da América Latina.
Segundo a pesquisa, a Cidade Maravilhosa se destaca nos itens cultura e ambiente, e educação. Por outro lado, pesam, para o negativo, os requisitos infraestrutura, estabilidade e, principalmente, sistema de saúde. Com isso, o Rio teve nota final 70,5.
Logo depois, em 8º lugar, temos a cidade de São Paulo. Sampa se destaca, também, em cultura e ambiente. No entanto, apresentou pontuação bem menor em educação e infraestrutura. Como resultado, a nota final foi 70.
Outra brasileira que aparece no ranking de cidades mais habitáveis da América Latina é Manaus, porém, ocupando o 13º lugar e nota 62,5. Conforme o estudo, o critério mais negativo foi o da infraestrutura. Deste modo, a capital amazonense ficou inclusive abaixo da média nacional.
O caso de Caracas
Além de Buenos Aires, completam o pódio as cidades de Santiago e Montevidéu, com notas 80,8 e 80,4, respectivamente.
Mas, notou que Caracas ficou em último entre as cidades mais habitáveis da América Latina? Com nota final 47, a capital venezuelana tem mais problemas em estabilidade e sistemas de saúde. No entanto, a cidade ficou abaixo da média em todas as categorias, se comparada à América Latina.
Porém, quando comparamos a nota latino-americana a outras regiões do mundo, ainda precisamos melhorar. Só para ter uma ideia, a média relativa de cidades da Europa Ocidental é de 92,3. Já na América do Norte, 90,6. Enquanto isso, a América Latina pontua em 67,2.
Por outro lado, a média é superior a cidades que ficam no Norte da África e Oriente Médio, bem como África Subsaariana. Nestas, as notas ficam entre 53, e 61,4.