O Brasil continua a se destacar como uma potência emergente no cenário global, especialmente no que diz respeito ao conceito de ‘soft power’. Segundo o último levantamento da consultoria Brand Finance, o país mantém sua posição na 31ª colocação, entre os 50 países com maior influência nesse aspecto. Essa classificação é parte da 5ª edição do Global Soft Power Index.
O que é ‘Soft Power’?
O termo ‘soft power’, cunhado pelo acadêmico Joseph Nye, refere-se à capacidade de um país de influenciar outros países de uma forma que não necessite utilizar a opressão, com base em valores culturais, diplomáticos e políticos.
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Metodologia e resultados do ranking
A pesquisa envolveu 170 mil entrevistados em cerca de 100 nações e avaliou os 193 Estados certificados pela ONU usando 55 métricas diferentes. Essas métricas incluíram poder econômico, recursos como meio ambiente e cultura, possibilidade para influenciar internacionalmente e atratividade turística.
O relatório destaca que, em um mundo incerto e instável, as credenciais econômicas têm um papel cada vez mais importante no ‘soft power’ de um país. Para o Brasil, isso significa que melhorias na educação, ciência, relações internacionais, negócios e comércio podem ajudar a impulsionar ainda mais sua influência global.
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Posição no ranking e comparação internacional
Nos últimos cinco anos, o Brasil subiu dez pontos no ranking, destacando-se particularmente em áreas como Diversão e Esportes. No entanto, para continuar avançando, é essencial que o país melhore sua reputação em áreas-chave, conforme apontado pelo relatório.
Top 10 dos países mais influentes
- Estados Unidos
- Reino Unido
- China
- Japão
- Alemanha
- França
- Canadá
- Suíça
- Itália
- Emirados Árabes Unidos