Botão do pânico: Novo recurso será instalado em ônibus; entenda como funcionará!
Com esse novo recurso a segurança nos ônibus será maior.
Nos últimos dias, uma notícia tem circulado na internet sobre um vídeo no qual um motorista de ônibus ativou acidentalmente o botão do pânico enquanto dirigia em Cubatão, no litoral de São Paulo.
Em consequência disso, um policial acabou abordando o motorista, mas realizou uma verificação para garantir que tudo estava em ordem. Testemunhas do local afirmaram que a palavra “assalto” estava escrita no letreiro do ônibus.
Existe a previsão de que esse novo recurso seja instalado em ônibus de todo o Brasil, e hoje vamos entender melhor sobre o assunto. Acompanhe a seguir!
LEIA MAIS: Seu celular está em risco? Veja as capitais do Brasil com mais roubos de aparelhos!
Quando será instalado em outras cidades?
O botão do pânico é um recurso que as entidades municipais desejam instalar em ônibus de todo o Brasil. Em alguns lugares, como Manaus, no Amazonas, esse dispositivo será lançado em breve.
Uma lei está sendo aprovada para tornar o botão do pânico nos ônibus uma realidade, proporcionando maior segurança tanto para os passageiros quanto para os motoristas e cobradores.
Esse dispositivo pode ser acionado pelo motorista ou pelo cobrador em casos de emergência, como brigas, assaltos ou outras situações que exijam uma resposta imediata da polícia. A lei ainda será sancionada.
Esse processo é totalmente comum, e assim que a lei for sancionada, as empresas de transporte terão acesso a esse recurso para instalá-lo nos ônibus.
No Distrito Federal, a lei que obriga a instalação do dispositivo de segurança nos ônibus foi julgada inconstitucional, portanto, é comum que esse recurso não seja utilizado lá.
Como esse botão funciona?
O botão do pânico nos ônibus funciona como uma chamada de emergência e deve ser ativado pelos motoristas e cobradores apenas em situações urgentes dentro do ônibus.
A prefeitura de Cubatão não forneceu mais detalhes sobre o que aconteceu no vídeo que está circulando nas redes, mas a SPTrans afirmou que esse dispositivo será instalado em todos os ônibus públicos até o final de 2023.
LEIA TAMBÉM: Semáforos da Google: Big Tech controlará sinaleiros de cidade europeia; entenda!
Segundo o órgão, assim que o botão do pânico é acionado, ele envia um alerta para o Centro de Operação da SPTrans, assim como também o envia para a empresa responsável pelo ônibus.
Dessa forma, é possível acompanhar de perto a situação e acionar o órgão de segurança o mais rápido possível, como a polícia ou o SAMU.
O botão do pânico deve ser instalado de maneira discreta nos ônibus, mas em um local de fácil acesso tanto para o motorista quanto para o cobrador. Além disso, também é necessário que ele não emita nenhum sinal sonoro quando acionado.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então continue navegando pelo Rotas de Viagem!