Boa notícia para os motoristas que seguem as regras de trânsito rigorosamente. Em março de 2022 entra em atividade o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). A novidade foi anunciada pelo diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro.
A direção segura e defensiva oferece vários benefícios, incluindo vantagens financeiras que podem fazer você economizar muito. A maioria dos acidentes é causada por erro humano. Dirigir distraído, como usar um telefone celular, trocar o rádio ou comer enquanto dirige, pode aumentar drasticamente o risco de um acidente.
O uso de telefone celular durante a direção é responsável por milhares de acidentes por ano, de acordo com o Denatran. Uma das contribuições mais comuns para acidentes é a velocidade, que é um fator em um terço das colisões fatais. Bons motoristas que obedecem às leis de trânsito e evitam distrações podem reduzir significativamente o risco de se envolverem em um acidente.
Carneiro informou, durante uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados que o órgão vai definir todos os critérios e benefícios que os bons motoristas vão receber com esse cadastro. Os motoristas poderão receber descontos no IPVA, locadoras de veículos e seguradores.
“Creio que, até o primeiro trimestre de 2022, a gente já tenha isso disponível na Carteira Digital de Trânsito e no sistema para órgãos públicos e entidades privadas que quiserem fazer uso dessas informações para beneficiar o condutor”, destacou.
“Além da necessidade de manifestação expressa do condutor para ele entrar no RNPC, vamos colocar um termo de consentimento para que ele autorize o compartilhamento das informações com seguradoras, empresas de locação, órgãos de trânsito e secretarias de fazenda.”