4 benefícios a que idosos e aposentados têm direito – Veja quais!
Muitos deles são desconhecidos por boa parte da população.
Conseguir a aposentadoria pode ser um processo bem trabalhoso, mas que vale muito a pena. Afinal, é um direito que garante certa estabilidade e sustento em momentos mais vulneráveis da nossa vida, como a velhice. Além disso, ela também concede outros benefícios, mas que muitas pessoas acabam desconhecendo. Quer saber quais são eles?
Conheça 4 benefícios que os aposentados têm direito
Transporte gratuito
Nem todo mundo sabe, mas conforme o Art. 39 da Lei 10.741, o idoso possui direito à gratuidade no transporte público. Esse é um dos benefícios mais esperados por pessoas que gostam bastante de viajar.
Isso porque ele não é aplicado apenas aos ônibus de cada município, mas também a viagens interestaduais, desde que comprovada renda mensal de até 2 salários mínimos. Por conta disso, as empresas de transporte precisam reservar pelo menos duas vagas por viagem para os idosos.
LEIA MAIS: Costuma viajar com idosos? Confira 10 cuidados indispensáveis a se tomar!
Entrada gratuita
Além do transporte gratuito, os idosos têm acesso à entrada gratuita ou descontos de pelo menos 50% no valor de ingressos de diversos eventos, como: eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como ao acesso preferencial nos respectivos locais.
IPTU
Em alguns municípios, os idosos podem conseguir isenção do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Já em outros, é oferecido apenas um desconto, mas que ainda faz diferença ao final do ano.
No entanto, os termos e as condições para ter acesso a esse benefício podem variar. Em São Paulo, por exemplo, só recebem a isenção aqueles que não possuem mais de um imóvel na cidade e o utilizem como sua própria residência.
LEIA TAMBÉM: Como o idoso pode viajar de graça no Brasil? – veja os seus direitos!
Remédios
Este é um benefício muito importante, especialmente em uma fase mais delicada de nossas vidas. Nesse caso, por meio do SUS, os idosos e aposentados podem receber medicamentos de forma gratuita.
Além disso, esse é um benefício que vai além dos remédios de uso contínuo, pois também se aplica a tratamentos, reabilitações e até mesmo próteses, órteses e outros recursos relativos.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!