5 benefícios que idosos têm e que você talvez não saiba
Além de filas e vagas preferenciais, os idosos têm alguns benefícios que você pode não conhecer. Veja mais detalhes!
Quando as pessoas envelhecem e se tornam idosas, elas se aposentam e dão continuidade a suas vidas. No entanto, além do grande benefício da aposentadoria, os idosos ainda têm direito a alguns outros benefícios, que às vezes eles pouco usufruem por falta de conhecimento.
5 benefícios que idosos possuem
Conforme a Lei 10.741/2003 do Estatuto do Idoso, várias garantias estão disponíveis apenas para o grupo de pessoas com 60 anos ou mais. Assim, os idosos têm direito a alguns privilégios que vão além de vagas e filas preferenciais. Confira a seguir quais são eles.
Medicamentos gratuitos
É responsabilidade do setor público garantir que as pessoas na terceira idade possam acessar medicamentos de todos os tipos e ter tratamentos para uma variedade de doenças. Nesse sentido, a ênfase deve ser em garantir que esse grupo possa utilizar os medicamentos continuamente, com o intuito de assegurar um tratamento correto.
LEIA MAIS: Costuma viajar com idosos? Confira 10 cuidados indispensáveis a se tomar!
Transporte público gratuito
É de regra que o transporte público precisa estar disponível e ser gratuito aos idosos. Para isso, basta o cidadão apresentar um documento de identificação pessoal com foto para provar sua idade e ter acesso ao serviço. No entanto, no caso de ônibus de viagens, é importante prestar atenção ao número de passagens gratuitas para cada viagem.
Isenção do IPTU
Quem estabelece a isenção do IPTU são as leis municipais. Dessa forma, os pensionistas e os aposentados do INSS interessados em receber essa isenção fiscal devem entrar em contato com sua prefeitura local. Se este for o caso, a parte interessada deve protocolar um pedido de isenção à autoridade apropriada.
LEIA TAMBÉM: Como o idoso pode viajar de graça no Brasil? – veja os seus direitos!
Isenção do Imposto de Renda
As pessoas da terceira idade, com mais de 65 anos, podem ser excluídas da obrigação do pagamento do Imposto de Renda. Porém, para isso, é necessário verificar os requisitos de elegibilidade estabelecidos pelo Governo Federal para determinar se o benefício pode ser estendido ao indivíduo em questão.
Meia-entrada
Por fim, esse benefício talvez seja mais conhecido que os anteriores. Com ele, os idosos recebem um desconto de 50% no custo dos ingressos para eventos culturais ou artísticos, filmes e outras atividades de lazer.
Gostou deste conteúdo? Então não deixe de continuar navegando no Rotas de Viagem para conferir uma grande variedade de assuntos que você vai adorar!