5 benefícios que o Cuscuz tem e você não sabia
Um dos pratos mais tradicionais da nossa culinária tem uma série de benefícios para sua saúde.
Assim como os brasileiros comem arroz em quase todas as refeições, no nordeste do nosso país muitas pessoas fazem o mesmo com o cuscuz. O cuscuz é uma ótima alternativa para pratos rápidos.
O prato é tradicionalmente feito no vapor, e, no seu preparo, a farinha de milho flocada é colocada em uma cuscuzeira até ficar clara e fofa para absorver os sabores antes de ser servido. Os detalhes exatos das origens do cuscuz são desconhecidos, porém atribui-se a sua origem ao povo africano.
Confira a seguir alguns benefícios do cuscuz e comece já a comer esse delicioso prato:
Benefícios do cuscuz para a saúde
Energia
O cuscuz é conhecido por ser muito rico em carboidratos, que fornecem energia para o nosso corpo. Estima-se que para cada 100 gramas de cuscuz sem recheio, existem cerca de 2 gramas de proteína, 48 gramas de carboidratos e uma grama de gordura.
Auxilia o sistema cardiovascular
O milho é um alimento de baixo colesterol, portanto seu consumo ajuda a cuidar do sistema cardiovascular e beneficia a circulação. Tem baixo teor de sódio, por isso é um alimento muito adequado para quem sofre de hipertensão ou para quem tem níveis elevados de colesterol no sangue.
Ajuda suas articulações e músculos
O potássio que existe no cuscuz é essencial para a transmissão e geração do impulso nervoso e da atividade muscular normal, e previne cãibras musculares. Além disso, intervém no equilíbrio da água dentro e fora da célula.
Regula o intestino
O consumo de cuscuz está relacionado ao bom funcionamento do intestino, nervos e músculos. Isso ocorre por ele ser rico em magnésio, que, além disso, faz parte dos ossos e dentes, melhora a imunidade e tem um leve efeito laxante.
Controle de gorduras e antioxidante
O cuscuz contém selênio, um mineral que desempenha um papel fundamental no metabolismo das gorduras, vitamina E e ajuda nas funções antioxidantes.