10 Benefícios que a cúrcuma (açafrão-da-terra) tem e você deveria saber – Confira!
Conheça alguns benefícios da cúrcuma, o açafrão-da-terra e como ele pode nos ajudar no nosso dia-a-dia.
Ouro indiano, açafrão dos pobres… Esses e outros nomes falam claramente da grande importância dessa raiz asiática. Embora seja um condimento muito apreciado na culinária e na dieta por adicionar cor e sabor aos alimentos, suas aplicações no campo da medicina o tornam ainda mais valioso.
A curcumina, seu ingrediente ativo, possui poderosas propriedades biológicas, razão pela qual, na medicina indiana, a cúrcuma é recomendada para tratar dores crônicas e inflamações. Da mesma forma, a medicina ocidental valoriza seus atributos como agente analgésico e curativo.
Tal histórico de atendimento médico desperta a curiosidade para descobrir a que se deve seu poder medicinal, quais são seus benefícios e efeitos colaterais. Este artigo é dedicado a aprender mais sobre esse maravilhoso tempero.
A cúrcuma possui os componentes necessários para que o corpo funcione como um relógio e lute de forma eficaz contra doenças infecciosas, por isso os ensaios clínicos se multiplicaram para entender melhor seu imenso potencial.
De tal forma que sua cor amarela brilhante esconde um mundo de propriedades e benefícios que serão mostrados a seguir.
Propriedades medicinais da cúrcuma
- Tem propriedades antibacterianas;
- É uma especiaria com poderosas propriedades anti-inflamatórias;
- A cúrcuma é fonte de nutrientes e substâncias como vitaminas C, E e K, niacina, sódio, cálcio, potássio, cobre, magnésio, ferro e zinco;
- Melhora o processo digestivo;
- Possui atividade hepatoprotetora (ação benéfica para o fígado);
- Promove a cicatrização e reparação tecidual;
- Estimula o sistema imunológico;
- Tem efeito hipoglicemiante (diminui o teor de açúcar no sangue);
- Tem atividade hipolipemiante (auxilia no controle dos níveis colesterol);
- É considerado um excelente antioxidante.
Com base em estudos científicos, foi demonstrado que este alimento desempenha um papel preponderante no tratamento da saúde. Por esse motivo, universidades e laboratórios médicos de todo o mundo dedicaram muito tempo e recursos para aprender mais sobre essa raiz.