Banco Central reforça alerta a brasileiros sobre golpes no SVR; saiba mais!
O anúncio urgente pode evitar golpes que estão se tornando comuns entre os brasileiros. Veja mais detalhes!
O aumento das consultas sobre mensagens falsas relacionadas ao Sistema de Valores Recebidos (SVR) levou o Banco Central (BC) a reforçar o alerta sobre a segurança dos brasileiros. Para evitar ser pego pelos ataques online que estão ocorrendo atualmente, a autoridade financeira sugeriu uma série de precauções.
Fique atento aos golpes na internet!
O que está acontecendo é que o SVR está inativo por tempo indeterminado, e os golpistas estão aproveitando esse fato para tentar abordar quem pode ter dinheiro retido com o governo.
Segundo o BC, o setor de atendimento ao cliente tem recebido muitas ligações com dúvidas sobre algumas informações que são falsas. Segundo a autoridade financeira, uma parcela significativa das mensagens falsas circulou na internet nos últimos dias.
LEIA MAIS: 5 maneiras eficazes de proteger a sua casa contra bandidos
Os alertas feitos pelo Banco Central
Primeiro, o BC está alertando as pessoas para não compartilharem nenhuma informação pessoal por meios digitais. Isso, porque a instituição não solicita nenhum tipo de dado pessoal por e-mail, SMS, WhatsApp ou qualquer outro meio digital.
Além disso, o BC fala sobre mensagens recebidas via WhatsApp para resgatar valores esquecidos do Banco Central imediatamente via Pix. Nesse caso, a autoridade orienta o cidadão a desconsiderar o conteúdo das mensagens e a evitar clicar em qualquer link. Além de sempre que houver dúvidas, utilizar o site oficial do Banco Central.
Essas URLs, segundo o BC, podem instalar vírus e softwares maliciosos no smartphone do usuário e roubar dados das redes privadas. Informações oficiais sobre valores a receber e consultas ao sistema são disponibilizadas apenas no site do Banco Central e nas redes de órgãos oficiais – nunca por SMS ou apps de mensagens.
LEIA TAMBÉM: Nubank alerta clientes que possuem cartão de crédito; veja o que fazer!
Esclarecimento do Banco Central a respeito dos valores
O BC anunciou que a consulta sobre valores esquecidos está suspensa desde abril. Embora as instituições financeiras retomem o envio de dados em janeiro, o retorno das consultas e buscas segue sem previsão.
No entanto, a instituição anunciou, em dezembro de 2022, que, quando o sistema voltar a funcionar, entrará em contato e continuará permitindo saques pelas pessoas herdeiras e representantes legais de pessoas falecidas.
Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!