Os dicionários da Língua Portuguesa definem formosa como alguma coisa bela, perfeita, encantadora, maravilhosa e radiante. O Brasil, este país de dimensões continentais, tem cantos que conseguem representar isso melhor que qualquer palavra! Praias, matas e selvas urbanas descrevem o quanto esta nação é cheia de encantos! A cada dia, somos presenteados com uma surpresa, como a Baía Formosa, enseada exótica no extremo sul do Rio Grande do Norte.
A Baía Formosa é um município localizado a sul de Natal, mais precisamente a 90km de distância. Sua história começa com a construção de um porto de embarcações que, por sua vez, fez nascer um núcleo de pescadores. A região foi emancipada da cidade de Canguaretama ainda na década de 50. Seu nome vem pelo fato de estar inserido na enseada que constitui a única baía do estado. E, olha, faz jus à alcunha! Ao todo, são 26km de paisagens caracterizadas por falésias, dunas e mar azul pontilhado pelos barcos dos pescadores.
Além de linda, a Baía Formosa é democrática e atende tanto os amantes de esportes quanto quem procura águas calmas.
A Praia de Baía Formosa
O ponto mais alto da Baía Formosa fica quatro metros acima do nível do mar. E por que estamos dando essa informação? Porque é dali que o turista consegue visualizar perfeitamente aquele cenário digno de cartão postal! A imagem típica da região, como já dissemos, é composta pelos barcos ancorados naquele mar azul rodeado por dunas, falésias e muito verde. A costa inteira favorece as famílias em busca de águas cristalinas e calmas para um banho relaxante.
Ao mesmo tempo, são procuradas pelos aficionados por esportes náuticos, como o surf. O contraste se deve à formação geológica que forma ondas perfeitas. Mas, aqui, vai um alerta: nesta parte da praia, é recomendável não ir às regiões mais profundas, devido à movimentação do mar. E, como se a beleza das praias não bastasse, a região ainda tem uma atração à parte, os golfinhos! Uma área conhecida por Baía dos Golfinhos fica próxima à colônia de pescadores, oferecendo fofura e diversão.
Grupos dos mamíferos nadam pela costa e permitem que os turistas tomem banho ou brinquem com eles. Obviamente, o acesso é fiscalizado pela segurança dos golfinhos. Entre outros pontos turísticos, estão as lagoas Araraquara, Junco e d’Água, além da própria Mata Atlântica. Sim, o município é dono da maior reserva nativa ainda preservada no Rio Grande do Norte. Vale curtir, também, a Praia do Sagi, já na divisa com a Paraíba. A Baía Formosa possui uma parte conhecida por Praia do Pontal, exatamente pela alta frequência de surfistas.
Durante a estadia, são imperdíveis as seguintes praias do município:
- Praia do Presídio
- Praia do Pontal
- Praia do Porto
- Praia de Olhos d’Água,
- Praia do Cemitério Velho
Depois de tanto passeio, banho de mar e mergulho, o que espera pelo turista na Baía Formosa? Excelente estrutura hoteleira, casas de veraneio, quiosques e restaurantes, permitindo atendimento tão perfeito quanto a praia.
Pousadas em Baía Formosa
Pousada Sonho Meu: dispõe de jardim, terraço e bar, além de quartos com varanda, a depender do padrão.
Pousada La Bonita: pousada rústica composta por chalés dispostos em meio à vegetação, em estilo tropical e a apenas dois minutos a pé da praia.
Pousada Sagi Iti: localizada na Praia do Sagi, dispõe de piscina, deck panorâmico e quartos com varanda.
Costeira Bacupari: restaurante, piscina ao ar livre, bar e lounge são apenas alguns dos atrativos desta pousada em frente ao mar.
Pousada Manga Rosa: localizada a poucos passos do centro de Sagi, dispõe de ar-condicionado, TV de tela plana e banheiro privativo.