Os aviões despertam a curiosidade de diversas pessoas. Essas grandes máquinas são complexas e possuem diversas funções específicas para o transporte de pessoas. Por esse motivo, conheça abaixo algumas curiosidades sobre o funcionamento de um avião, como ele consegue se proteger voando pelos céus e se ele tem buzina!
Curiosidades sobre aviões
Como se liga um avião?
Aviões de grande porte, como os air boeing comerciais, não necessitam de chave para dar partida. Tudo é feito através de alguns botões presentes dentro da cabine que faz com que o motor consiga injetar ar para ligar as turbinas, que consequentemente movimenta todas as outras partes do motor.
Porém, os aviões de pequeno porte, como os jatos, possuem chaves para destrancar portas e dar ignição no motor, assim como os carros e motos.
LEIA MAIS: Turbulências são perigosas? Confira o que você precisa saber sobre o fenômeno!
Os raios o afetam?
Durante viagens é comum que o avião tenha que cruzar grandes tempestades com raios. Você pode pensar que os raios são capazes de atingir o avião e causar danos às pessoas dentro da cabine, entretanto não é bem isso que acontece.
Assim, caso o avião seja atingido por um raio, sua estrutura funciona como uma gaiola protetora. Ela faz com que uma descarga elétrica não percorra para o interior da aeronave, protegendo os passageiros e o sistema elétrico.
É possível buzinar para outro avião?
Os aviões e jatos comerciais possuem buzina dentre seus equipamentos. Entretanto os profissionais não a utilizam no ar para sinalizar outros aviões, como é feito no trânsito. A buzina do avião serve quando ele ainda está na pista de pouso para sinalizar a equipe do aeroporto.
Por isso, ela fica na parte inferior do avião, e possui um som semelhante a uma sirene, para poder sinalizar com eficácia dentre a confusão e correria de um aeroporto.
Aviões precisam de limpador de para-brisa?
Sim. Os aviões necessitam de um para-brisa para poder retirar a umidade e o excesso de água e não embaçar a visão. Entretanto, ele é utilizado em poucos períodos, já que na maior parte da viagem o avião viaja por cima das nuvens, evitando grande maioria das chuvas.
Gostou desse artigo e quer acessar mais conteúdos como esse? Então clique aqui!