As 10 cidades mais seguras de São Paulo, segundo dados do IBGE

Conheça os municípios paulistas com os menores índices de violência e suas características únicas

Os dados do Censo 2022, compilados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em conjunto com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, apresentam informações importantes sobre a segurança em várias cidades do estado de São Paulo.

Utilizando a classificação do CID-10 da Organização Mundial de Saúde (OMS) para registrar as taxas de mortalidade, o Guia de Imóveis MySide destacou algumas localidades se destacam não apenas pela baixa incidência de crimes, mas também por suas características únicas.

1. Salto

A cidade de Salto, cortada pelo icônico Rio Tietê, possui uma economia diversificada baseada em serviços, comércio e indústria. Entre suas principais empresas, destaca-se a “Papel de Salto,” responsável pela produção das cédulas de real que circulam pelo país.

Além de ser segura, Salto orgulha-se de seu papel na fabricação da moeda nacional.

LEIA MAIS: Nova plataforma do Governo brasileiro visa reduzir o roubo de celulares

2. Várzea Paulista

Segundo o Anuário 2023 “Cidades mais Seguras”, Várzea Paulista conquistou a segunda posição entre as cidades mais seguras de São Paulo e a terceira no cenário nacional.

Localizada na Região de Jundiaí, Várzea Paulista abriga 116 mil habitantes e apresenta uma impressionante taxa de violência, com apenas 3,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Essa localidade é um verdadeiro refúgio de tranquilidade no interior de São Paulo.

3. Botucatu

Botucatu é conhecida como a “cidade dos bons ares” graças à sua localização a 840 metros de altitude, nas proximidades das Cuestas.

Com 137 mil habitantes e uma das mais baixas taxas de violência do país, apenas 3,5 mortes a cada 100 mil habitantes, Botucatu oferece um clima agradável e um ambiente seguro que a torna um refúgio para seus moradores.

4. Indaiatuba

Localizada na Região Noroeste do estado, Indaiatuba é o lar de 266 mil habitantes e registra uma taxa de homicídios de 3,5 por grupo de 100 mil habitantes. A cidade, frequentemente destacada como uma das melhores para se viver no Brasil, destaca-se por seu equilíbrio entre qualidade de vida e segurança.

5. Araraquara

A cidade de Araraquara, situada a apenas 250 km da capital, vizinha de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, é um exemplo de segurança, com uma taxa de apenas 3,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Com uma população de 242 mil moradores, Araraquara ocupa o segundo lugar no ranking de cidades brasileiras mais seguras com uma população entre 200 mil e 500 mil habitantes.

6. Votorantim

Votorantim, uma cidade do interior de São Paulo, faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba. Com 128 mil habitantes e uma taxa de violência de 4,5 mortes por 100 mil habitantes, Votorantim mantém um ambiente seguro e pacífico para seus cidadãos.

7. Poá

Poá, situada na Região Metropolitana de Guarulhos e a 48 km de distância da capital São Paulo, registrou um índice de 5,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A cidade lidera o ranking de segurança entre os municípios com mais de 1 milhão de habitantes e é vizinha de Guarulhos, outra cidade conhecida por sua segurança.

8. Santa Bárbara d’Oeste

Santa Bárbara d’Oeste, localizada a cerca de 138 km da cidade de São Paulo, é conhecida por seus baixos índices de criminalidade. Com uma população de 183 mil habitantes e uma taxa de 5,5 mortes a cada 100 mil habitantes, o município se destaca pela qualidade de seu policiamento e segurança pública.

LEIA MAIS: Receio de enviar celular para o conserto? Android deve ter ‘Modo Reparo’ para proteger dados!

9. Atibaia

Atibaia, com seus 159 mil habitantes e uma taxa de 5,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes, atrai turistas ao longo do ano devido ao seu clima agradável e inúmeras opções de lazer e ecoturismo. A cidade é um verdadeiro paraíso para quem busca segurança e contato com a natureza.

10. Bragança Paulista

Bragança Paulista, situada a 88 km da capital, a uma altitude de 817 metros acima do nível do mar, possui 177 mil moradores e uma taxa de 6,8 homicídios a cada 100 mil habitantes. Entre suas vizinhas notáveis está a cidade de Atibaia, a nona cidade mais segura de São Paulo.

Você pode gostar também