A cada dia que se passa, as pessoas estão cada vez mais dependentes dos sites e aplicativos que atrapalham o sono, os quais são em sua totalidade redes sociais. Muitas vezes elas chegam a ficar mais de 10 horas conectadas no mundo digital.
Com isso, a qualidade do sono de grande parte das pessoas também foi afetada negativamente. Isso porque, muitos indivíduos ficam mexendo no celular até altas horas da noite, desencadeando noites mal dormidas, insônia ou dificuldade em alcançar um sono intenso.
A razão pela qual isso acontece é que o nosso corpo libera melatonina (hormônio do sono) quando chega a hora de dormir. No entanto, essa produção só acontece quando as luzes são apagadas. Logo, ao ficar mexendo no celular, o corpo não consegue identificar que já é noite e pensa que ainda é dia, gerando os quadros de insônia.
Diante disso, no artigo de hoje, nós separamos uma lista com os 4 principais aplicativos que atrapalham o sono para que você utilize com maior moderação. Confira a seguir!
Aplicativos que atrapalham o sono
TikTok
Atualmente, o TikTok está em primeiro lugar na lista dos aplicativos que atrapalham o sono. Isso porque, a rede social foi projetada com o objetivo de envolver os usuários com um loop de conteúdo com vídeos curtos e limitados. Essa estratégia faz com que os indivíduos fiquem engajados e conectados por ainda mais tempo.
LEIA MAIS:
- Como evitar o sono no volante durante viagens longas: 5 dicas de ouro!
- Dificuldades para dormir? Veja 6 alimentos que você deveria comer
Estando em segundo lugar, o Instagram oferece diversas ferramentas que fazem o usuário ficar rolando pela rede social todas as noites. Como o aplicativo foi construído sobre a natureza interativa de curtidas, isso faz com que as pessoas fiquem ainda mais felizes e com vontade de retornar à rede social.
Além disso, a ferramenta dos stories faz com que os usuários se envolvam uns com os outros e acabam perdendo bastante tempo no aplicativo.
YouTube
O YouTube é o terceiro principal aplicativo que atrapalha o sono. Ele foi desenvolvido para fazer com que o usuário fique entretido em uma esteira de vídeos. Com isso, ao começar a ver um vídeo na plataforma, o indivíduo é sempre “levado” a visualizar vários outros.
Por fim, o Facebook já foi o principal aplicativo a capturar a nossa atenção e se manteve assim por muitos anos. No entanto, apesar de a rede social ser menos utilizada hoje em dia, o seu impacto na qualidade do sono ainda é grande.
Isso porque, a plataforma oferece o feed de notícias que pode ser o tempo inteiro atualizado e diversas outras ferramentas que foram incluídas com as atualizações.
Gostou deste artigo? Conheça vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!