Amazon é acusada de enganar consumidores para assinarem o Prime; entenda!
Nos Estados Unidos, Amazon é processada após polêmica envolvendo o Prime, seu serviço de streaming. Entenda situação.
Amazon é processada por agência de comércio nos Estados Unidos após polêmica envolvendo o Prime, serviço exclusivo da gigante do varejo. A manipulação de consumidores está no centro da discussão.
Consumidores manipulados e dificuldades de cancelamento
Na última semana, a Amazon se tornou ré em um processo movido pela Federal Trade Commission (FTC), a Comissão Federal de Comércio, nos Estados Unidos.
As principais alegações da agência de comércio envolvem a manipulação de pessoas para que elas assinem o serviço exclusivo da Amazon, o Prime, que oferece frete grátis, descontos e acesso ao streaming da plataforma.
LEIA MAIS: Qual plataforma de streaming devo assinar? Veja as principais opções disponíveis!
De acordo com a FTC, a Amazon pode ter agido de má-fé ao induzir e manipular consumidores a assinar o serviço por meio de mecanismos de design e outras táticas enganosas para os usuários.
A principal manobra para induzir as pessoas a assinarem o Prime ocorre durante o processo de finalização das compras, quando a Amazon adiciona opções para que os consumidores finalizem a compra e adiram ao serviço sem que fique claro para eles.
Dificuldades para cancelar o Amazon Prime
A publicidade agressiva e a facilidade para aderir ao Prime, argumenta a FTC, são diferentes quando se trata de cancelar o serviço, pois os consumidores encontram diversos obstáculos.
Atualmente, para cancelar o Prime, o usuário precisa navegar por várias abas até encontrar o botão de cancelamento.
Dessa forma, ao dificultar o cancelamento, a Amazon desestimula os consumidores, fazendo com que eles continuem pagando pelo serviço.
Isso permite que a gigante do varejo mantenha seus lucros, já que a renovação do serviço é automática e ocorre por meio do cartão de crédito.
LEIA TAMBÉM: Xô, alergia! Aprenda a limpar o ar-condicionado de casa – e ainda economize dinheiro!
Posicionamento da Amazon
Após a repercussão do caso, a Amazon afirma que não adotou mecanismos de manipulação para que os usuários assinem o serviço.
Além disso, eles argumentaram que já havia discussões anteriores com a FTC e que o processo os pegou de surpresa, pois havia esforços conjuntos para esclarecer o caso.
Atualmente, o serviço Amazon Prime custa R$14,90 mensais no Brasil e pode ser adquirido através do plano anual, com o valor de R$119,00.
Gostou desse conteúdo e quer ver outros semelhantes? Selecione a opção “Seguir” no Google Notícias e fique por dentro de todas as novidades do Rotas de Viagem em seu smartphone!