3 alimentos que prejudicam o funcionamento do seu cérebro – e como substituí-las!
Alguns alimentos podem afetar diretamente seu desenvolvimento cognitivo. Confira quais são!
Você provavelmente já sabe que alguns alimentos da lista a seguir são conhecidos por não fazerem bem à saúde de forma geral. Além disso, alguns deles estão atrelados ao aumento de gordura abdominal. No entanto, seus perigos não param por aí. Confira agora cinco alimentos que prejudicam as funções cerebrais.
3 alimentos que afetam o funcionamento do cérebro
Bebidas ricas em açúcar
É aconselhável evitar refrigerantes, sucos de caixinha, bebidas energéticas e chá industrializado. Isso porque boa parte dessas bebidas possui uma quantidade enorme de açúcar em sua composição.
A Academy Of Nutrition and Dietetics afirma que o açúcar pode prejudicar o corpo devido a efeitos inflamatórios. Segundo estudos de Wesley Delbridge, nutricionista e porta-voz da academia, ingerir bebidas açucaradas regularmente reduz a memória e o tamanho do hipocampo. Portanto, em vez de consumi-las, opte por bebidas sem adição de açúcar.
LEIA MAIS: Erros que prejudicam as plantas de casa – Evite esses três!
Atum
Alimentos com atum são benéficos quando consumidos ocasionalmente, mas você deve evitar torná-los parte regular da sua dieta. Isso porque o atum, o peixe-espada e algumas outras espécies têm níveis mais altos de mercúrio do que muitos outros tipos de frutos-do-mar. Um estudo publicado na Integrative Medicine mostrou que pessoas com altos níveis de mercúrio no sangue têm função cognitiva 5% menor.
No entanto, você não precisa desistir dos frutos-do-mar para sempre. Basta optar por peixes como o salmão, que não possuem um índice alto de mercúrio.
LEIA TAMBÉM: Quando o sushi é saudável? Saiba os tipos que fazem bem e mal para você!
Carboidratos refinados em excesso
Alimentos processados costumam possuir alto índice glicêmico, resultando em picos de açúcar no sangue. Caso esses picos ocorram com muita frequência, os resultados causam efeitos negativos na função cerebral, além de acúmulo de gordura. Inclusive, pesquisadores descobriram que alimentos com alto índice glicêmico podem ser responsáveis por aumentar o risco de depressão nas mulheres pós-menopausa.
Por isso, opte sempre pelos carboidratos complexos, como pão integral, quinoa e cevada, pois estes são fontes de fibras, que nutrem as bactérias intestinais e regulam a inflamação. Outra opção é sempre associar alimentos ricos em açúcar com boas fontes de proteína para diminuir o índice glicêmico das refeições.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!