Você está cansado mas não consegue dormir? Acorda diversas vezes durante a noite? Quando o despertador toca você sente que ainda precisa dormir mais? Então saiba que você não está só! Segundo a Organização Mundial da Saúde 40% da população apresenta dificuldade para dormir. Mas calma que esse problema tem solução!
Você sabia que existem alguns alimentos que apresentam certas propriedades e funcionam como calmantes que te ajudam a manter o sono em dia e recarregar as suas energias? Quer saber mais sobre esses alimentos? Então confira abaixo!
Alimentos que funcionam como calmantes naturais
Alguns alimentos contêm substâncias capazes de atuar na regulação do sono. O triptofano, por exemplo, tem a capacidade de aumentar os níveis de serotonina — neurotransmissor responsável por diminuir a atividade do organismo e contribuir para o relaxamento do corpo. Entre esses alimentos estão:
Aveia
A aveia é um cereal que contém melatonina, muito conhecida como o hormônio do sono. Mas lembre-se que esse hormônio só é ativado na ausência de luz, por isso na hora de dormir deixe o quarto bem escuro.
Mel
O mel é um alimento que apresenta muito açúcar na sua composição. Ao ingerir o mel, você aumenta a quantidade de açúcar no sangue e consequentemente diminui a produção de orexina — neurotransmissor ligado à insônia.
Castanhas e sementes
Já a castanha e semente contém triptofano, que como mencionado anteriormente, auxilia na regulação do sono. Além disso, esses alimentos apresentam também magnésio que é uma substância que ajuda no combate aos efeitos do hormônio do estresse.
Leite
Certamente você já ouviu falar que tomar leite antes de dormir ajuda a ter uma noite de sono mais tranquila. Saiba que não é mito! Já é comprovado cientificamente que o leite contém triptofano que auxilia a dormir mais tranquilamente. Para potencializar o seu efeito, aqueça o leite e adicione uma colher de mel.
Maracujá
Quem nunca tomou um copo de suco de maracujá para se acalmar depois de um dia estressante? O maracujá apresenta propriedades calmantes que atuam diretamente no seu sistema nervoso central, produzindo um efeito analgésico e relaxante muscular.
Agora que você já conhece os alimentos que funcionam como calmantes naturais, então por que não conferir mais conteúdos como esse no no nosso site?