Quem se tem carro flex, pode-se abastecer o automóvel tanto com gasolina, quanto com álcool. O que gera o questionamento comum entre muitos condutores: álcool ou gasolina na estrada? Qual é a melhor opção?
Pensando nisso, no artigo de hoje, nós vamos te contar como analisar os prós e contras de cada um desses combustíveis para fazer a melhor escolha para o seu veículo. Confira a seguir!
Álcool ou gasolina: qual é a melhor opção na estrada?
Apesar de o etanol ter um preço bem inferior ao da gasolina, a quantidade de quilômetros rodados com esse combustível é reduzida e pode não ser tão vantajoso nessa comparação.
No entanto, em alguns casos, o álcool pode sim valer mais a pena do que a gasolina para viagens na estrada. Desse modo, nós vamos te ensinar como fazer para certificar o que sairá mais vantajoso para você neste momento. Veja a seguir!
- Primeiro, multiplique o valor do litro da gasolina por 0,7;
- Em seguida, compare o resultado com o preço do litro do etanol;
- Por fim, o etanol só valerá a pena se o preço estiver menor do que o resultado final.
Por exemplo, vamos supor que o preço do litro da gasolina em sua cidade está por R$ 7,64 e o preço do litro do álcool está por R$ 5,90. Sendo assim, o cálculo ficaria da seguinte maneira:
7,64 x 0,7 = 5,35
Logo, de acordo com o resultado, o etanol não valeria a pena. Isso porque, para o álcool ser mais vantajoso que a gasolina, o seu preço precisa ser equivalente a 70% (ou menos) do valor do litro da gasolina.
LEIA MAIS:
- Quer economizar com combustível? Considere usar esses aplicativos!
- Afinal, pra que serve a Gasolina Aditivada? Saiba e veja se compensa!
Observe também o desempenho do seu carro
Além disso, não podemos esquecer que cada carro tem um desempenho diferente. Com isso, observe quantos quilômetros o seu automóvel roda por litro de cada um desses combustíveis.
Isso porque, mesmo que o cálculo tenha mostrado que abastecer com gasolina é a melhor opção, se o seu carro tiver um melhor desempenho com o etanol, pode ser mais vantajoso abastecer o seu veículo com álcool.
Dica extra
Outros pontos devem ser considerados. Em algumas situações, por exemplo, é preferível abastecer o carro com gasolina mesmo que a relação mostrada acima seja desvantajosa para esse combustível.
Isso porque, o fato de a quantidade de km rodados com ela ser maior possibilita realizar uma viagem inteira sem haver necessidade de reabastecimento. Com isso, além de tornar a viagem mais rápida, evita-se a chance de precisar abastecer o veículo em um posto de qualidade duvidosa que possa vender combustíveis adulterados.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!