Por que usar gasolina com aditivos? Alguns postos de gasolina oferecem combustível regular com aditivos pelo mesmo preço ou com uma diferença mínima.
O diesel ou a gasolina podem corroer algumas partes do motor, o que é especialmente prejudicial ao sistema de admissão: entre os aditivos, há alguns que ajudam a evitar esse fenômeno.
Todos os combustíveis comercializados no Brasil precisam atender a especificações muito rígidas e são submetidos a controles de qualidade. Dessa forma, podem ser utilizados em veículos sem precisar passar por nenhum tipo de tratamento.
Combustíveis aditivados
Para melhorar esses níveis mínimos de qualidade, os fabricantes desenvolvem aditivos e vendem como gasolina aditivada, etanol aditivado ou diesel aditivado. Estes combustíveis oferecem produtos adicionais em sua composição que ajudam na limpeza do motor, evitando a corrosão precoce de peças.
De maneira geral, os combustíveis aditivados possuem detergentes e dispersantes, responsáveis, respectivamente, por desprender a sujeira e por quebrá-la para que possa ser eliminada. Possuem também anticorrosivos e antioxidantes.
A corrosão é um processo eletroquímico que pode afetar praticamente qualquer material. Nas moléculas da gasolina e do diesel existem muitos átomos de oxigênio, mas também existem outros tipos de corrosão que não necessitam de oxigênio para ocorrer.
De acordo com a Car and Driver, quando esses combustíveis são feitos, amostras de aço e cobre são introduzidas no combustível para analisar quando esse fenômeno ocorre. Lembrando que a câmara, os bicos e algumas outras partes do sistema de combustível estão em contato permanente com o combustível.
Seus efeitos são imperceptíveis para o motorista, mas se os bicos injetores estiverem entupidos, por exemplo, você pisa mais no acelerador e gasta mais. E sim, se aparecer um problema devido à má combustão, você não usará mais a calculadora para ver se vale a pena usar a gasolina aditivada, mas para ver como vai pagar por um defeito no seu carro.
Então você não vai observar um aumento no desempenho do seu veículo com o uso de gasolina aditivada, pelo menos não de maneira direta. Porém, ela ajudará a conservar as partes internas que tem contato com o combustível, evitando problemas a médio e longo prazo.
Restrições
Carros que já rodaram vários milhares de quilômetros utilizando apenas gasolina comum devem tomar um maior cuidado na transição para a gasolina aditivada. Em virtude do longo tempo de uso de combustíveis comuns, pode-se ter criado depósitos dentro do motor. Como os combustíveis aditivados têm ação detergente, isso pode levar à soltura de fragmentos desses depósitos de tamanho suficiente para danificar algumas das partes internas do motor.
Então recomenda-se, nesses casos, que a transição seja feita de maneira gradual.