Certamente você já ouviu falar muito sobre ela quando o assunto é venda de veículos. Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem muito mais além de seu nome e de que ela trata sobre carros. Então, afinal, o que é Tabela FIPE? Pra que ela serve? Como é calculada?
Para saber as respostas para essas perguntas siga para a gente nesse rápido guia sobre a Tabela FIPE e seus detalhes!
O que é Tabela FIPE?
Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) em 1973, a tabela busca principalmente ser uma referência para o preço de mercado de carros usados e seminovos. Entretanto, o seu uso tem se expandido para outras funções, inclusive para servir como uma base para o cálculo de seguros.
Quer entender como seu cálculo é feito e porque a tabela é tão utilizada? Leia abaixo o conteúdo dessa matéria.
Por que ela foi feita?
Inicialmente a tabela com o Preço Médio de Veículos foi feita como uma ajuda para o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Entretanto, logo em seguida, o órgão passou a prestar o serviço da tabela para o governo e outras empresas privada, sendo reconhecida em todo país.
LEIA MAIS:
Quanta carne e bebida comprar em um churrasco para não faltar?
Carro por assinatura compensa? Saiba como avaliar!
Como é feito o cálculo da Tabela FIPE?
Para calcular o valor dos veículos, a FIPE busca dados em todos os estados brasileiros através de visitas em lojas, consultas em sites, pesquisas, ligações, revistas, e outros dados relevantes. Além do mais, busca-se também a economia de cada região.
Após isso, descarta-se os valores mais altos e mais baixos, para excluir os preços fora do padrão, que interfeririam no valor final. Assim, é feita a média dos valores restantes, sendo estratificados em modelos, fabricantes, ano e tipo de combustível.
De quanto em quanto tempo é o lançamento da Tabela FIPE?
A tabela é atualizada e lançada mensalmente, por esse motivo é muito utilizada em todo Brasil.
É necessário seguir à risca o valor que está lá?
A própria FIPE relata que o preço em suas tabelas funciona apenas como uma referência, de modo que fica a cargo de cada pessoa estabelecer mudanças para mais ou para menos. Algumas questões que irão influenciar nesse valor é o estado de conservação do veículo, quilometragem rodada, presença de sistema multimídia, itens opcionais, GPS, etc.
Onde consultar?
Qualquer pessoa ou empresa pode consultar a tabela no site da FIPE. Parceiros que repassam as informações em seus sites, revistas, classificados e demais locais também a disponibilizam.
Gostou de conhecer mais sobre o que é a Tabela FIPE e seus detalhes?
Para ler mais sobre outros conteúdos semelhantes, então basta clicar aqui!