O Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul de São Paulo, está prestes a passar por uma transformação profunda. A concessionária Aena Brasil anunciou o mais recente projeto de ampliação e modernização, que promete aprimorar a experiência dos passageiros e impulsionar o setor de aviação.
Investimento de R$ 2 bilhões na Reforma do Aeroporto de Congonhas
Com um investimento estimado em mais de R$ 2 bilhões, as obras terão início ainda este ano e previsão de conclusão para 2028. O objetivo é dobrar a capacidade do terminal, possibilitando o fluxo de até 29,5 milhões de passageiros por ano, um aumento significativo em relação aos atuais 22 milhões.
LEIA MAIS: Mulher dá prejuízo de 30 mil euros após reabastecer mais de 500 vezes sem pagar – Entenda!
Dentre as principais mudanças planejadas, destaca-se a expansão da área de embarque e desembarque, que dobrará de tamanho, chegando a 105 mil metros quadrados. Isso resultará em mais espaço e conforto para os passageiros, além de uma maior variedade de áreas comerciais, totalizando 20 mil metros quadrados.
Com a construção de 19 novas plataformas de embarque, substituindo as 12 existentes, o Aeroporto de Congonhas buscará otimizar a eficiência e agilidade das operações. Além disso, está prevista a construção de um novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de extensão.
LEIA MAIS: Primeiro parque temático de “Dragon Ball” ganhará vida na Arábia Saudita
Congonhas poderá operar voos internacionais agora?
Outra novidade é a possibilidade de operações de voos internacionais. Com a implementação de plataformas de embarque reversíveis, Congonhas poderá receber voos para destinos no exterior, ampliando suas conexões e facilitando o acesso a diferentes partes do mundo.
A Aena Brasil destaca que todas essas melhorias têm como foco não só atender às necessidades dos passageiros, mas também garantir a segurança e a eficiência das operações aeroportuárias. As novidades incluem um novo sistema de processamento de bagagens e a criação de uma área exclusiva para veículos de aplicativos, que será inaugurada até 2024.