A verdade sobre a higiene da carne: você realmente deve lavá-la antes de cozinhar?
O mundo está dividido entre as pessoas que acham que devem lavar as carnes e as que são contra essa prática.
As autoridades de saúde pública desaconselham a lavagem das carnes antes do seu uso em preparações culinárias. No entanto, há dois grupos que frequentemente se envolvem em debates acalorados: aqueles que defendem fervorosamente a lavagem, principalmente do frango, para garantir a sua higiene, e aqueles que consideram essa prática contraproducente e um risco para a biossegurança. A seguir, apresentamos os argumentos que envolvem a lavagem ou não das carnes.
Lavar ou não lavar, eis a questão
Em todo o planeta, há diversas técnicas para higienização de carnes bovinas, suínas e brancas. Algumas pessoas têm o costume de fervê-las, antes de tudo. Outras, optam por salgá-las. Outras pessoas, ainda, optam por lavar as carnes com água corrente e as deixam marinando no limão — rico em líquidos ácidos, sendo bactericida — ou em uma mistura de sal e vinagre.
Há uma infinidade de técnicas com o mesmo propósito: garantir que a carne consumida seja livre de bactérias e fungos que possam causar doenças. Porém, será que essa prática realmente garante a segurança alimentar? Confira o que dizem os órgãos de saúde pública.
LEIA MAIS: 8 curiosidades sobre o cérebro humano que vão te interessar!
Posição defendida por órgãos de saúde
Embora lavar o frango pareça ser, inicialmente, uma ótima ideia, não é exatamente isso o que as organizações de saúde defendem. A higienização em casa ou em estabelecimentos de alimentos pode, na verdade, aumentar o risco de contaminação dos demais alimentos.
Isso porque ao lavar a carne na pia, é alta a chance de respingos sobre as áreas ao redor, o que pode contaminar alimentos que eventualmente entrem em contato com esses respingos.
Além disso, o frango já é lavado durante sua produção e processamento em caixas ou isopores e, ao lavá-lo novamente, a depender da qualidade da água, é possível haver a transmissão de bactérias patogênicas no momento da higienização.
Outro argumento usado por autoridades é que a única maneira de matar as bactérias é cozinhá-las. Dessa forma, lavar é só mais um gasto — seja de tempo, seja de água e produtos.
LEIA TAMBÉM: Alimentos que nunca vencem? Conheça 5 opções que vão te surpreender!
Argumentos favoráveis
É muito difícil desapegar-se de velhos hábitos. Para países em que não há grandes problemas de saneamento básico, utilizar água corrente para higienizar alimentos não costuma causar grandes problemas. Por isso, muitas pessoas favoráveis à prática usam o argumento ‘’Faço isso há muitos anos, assim como a minha família, e nunca tivemos problemas’’. Assim, devido à força do hábito e à crença nos ensinamentos passados por gerações, muitas pessoas desconsideram os argumentos das autoridades de saúde.
E você, faz parte de qual time?
Se você gostou desse tipo de conteúdo, não deixe de visitar a nossa página e conferir uma grande variedade de assuntos que você vai adorar. Entre agora no Rotas de Viagem e passe por todos os assuntos que te interessar!