Já imaginou caminhar por uma passarela e ter a impressão de andar suspenso no ar? Essa é a experiência oferecida pela maior ponte de vidro do mundo, na China. Construída no Parque Nacional Zhangjiajie, a passarela foi inaugurada em agosto de 2016 e tem impressionantes 526,14 metros de extensão e fica a 300 metros de altura. E aí, você teria coragem de encarar esse passeio?
A ponte fica entre as paredes do Grand Canyon de Zhangjiajie, no condado de Lianzhou, e foi projetada pelo arquiteto israelense Haim Dotan, do escritório UAD. A estrutura passou por reformas e reforços em sua estrutura desde sua inauguração, pois obviamente, tornou-se uma febre entre os visitantes. Afinal, todo mundo quer fazer um passeio pela mais longa e mais alta ponte de vidro para pedestres.
A seguir, conheça a maior ponte de vidro do mundo, além de fatos e curiosidades sobre a construção.
Onde fica a maior ponte de vidro do mundo?
A maior ponte de vidro do mundo fica na província central de Hunan, terra natal do líder comunista Mao Tsé-tung. A construção está dentro do Parque Nacional Zhangjiajie.
Como a ponte foi construída
A ponte do Parque Nacional Zhangjiajie foi construída pelo projeto do arquiteto Haim Dotan, do escritório UAD. Inicialmente, tinha 430 metros de comprimento e 300 metros de altura, interligando dois lados de um cânion profundo.
Foram colocadas 99 placas de vidro ao longo da passagem, com suporte de vigas e cabos de aço. A ideia era dar a impressão de que a passarela é invisível e, claro, dar a sensação de vertigem ao visitante.
A obra custou cerca de 22,5 bilhões de yuans, o equivalente a R$ 11 bilhões e precisava integrar-se à própria paisagem, mais um motivo pela escolha das três camadas de vidro temperado com índice de transparência que chega a 99,15%.
O design da ponte foi feito em vermelho, harmonizando com os tons terrosos da argila local. O projeto permitia a passagem de 800 pessoas ao mesmo tempo.
A ponte foi inaugurada em agosto de 2016 e, em virtude da altura, os projetistas fizeram vários testes. Assim, testaram sua resistência com um caminhão de duas toneladas e também pediram que várias pessoas batessem com martelos nos painéis de vidro.
A ponte já foi interditada
Como era de se esperar, a atração virou febre e, logo nas duas primeiras semanas, recebeu cerca de 80 mil visitantes por dia.
Detalhe: a estrutura tinha capacidade para receber “apenas” 8 mil pessoas diariamente. Obviamente, tanta gente assim colocava em risco a própria construção e o governo precisou interditar a ponte para que o projeto passasse por uma reforma estrutural e replanejar as visitas, evitando uma tragédia.
Após todo um processo de reforma, a ponte foi finalizada em setembro de 2020, com 526 metros de extensão, seis metros de largura e 300 metros de altura.
Curiosidades sobre a maior ponte de vidro do mundo
- A China tem cerca de 2.300 pontes de vidro, segundo a mídia estatal
- O Parque Nacional Zhangjiajie inspirou as montanhas vistas no filme Avatar
- O parque tem mais de 3 mil colunas arenosas e vegetação das florestas subtropicais que foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1992
Você sabia que temos uma ponte de vidro no Brasil?
O Brasil também tem uma ponte de vidro para chamar de sua! A plataforma Skyglass foi inaugurada em dezembro de 2020 e fica no Vale da Ferradura, na cidade de Canela, em plena Serra Gaúcha.
Única na América Latina, a atração tem 35 metros de altura e pesa mais de 226 toneladas. Feita de concreto e aço, além de dois tipos de vidro usados no piso e no guarda-corpo para garantir a transparência da estrutura, dando a sensação de flutuar.
Sensação esta que é complementada pelo passeio de monotrilho livre de piso. Como assim? Os visitantes simplesmente ficam com as pernas e pés soltos! O passeio pelos 68 metros de extensão tem capacidade segura de até 130 pessoas.
E aí, tem coragem de encarar a maior ponte de vidro do mundo, na China? Pois saiba que o país tem outras atrações incríveis para completar sua viagem pelo Extremo Oriente! Por exemplo, a Cidade Proibida da China e a Praia Vermelha.