A conta dos 70% para combustível em carro flex não funciona mais; entenda!

Você está perdendo dinheiro fazendo um cálculo que já não funciona mais. Confira os detalhes!

Como sugerido pelo nome, o carro flex tem um motor que pode funcionar com qualquer um dos dois tipos de combustível (gasolina ou etanol). Desde pelo menos 20 anos, você deve ter ouvido no rádio, visto na televisão, lido em jornais ou até notado afixado em bombas de posto de gasolina que a proporção de etanol para gasolina deve ser no máximo 70%. Porém, hoje em dia esse cálculo já não é certeiro, então continue lendo para entender mais.

Como funciona esse cálculo de 70% para carro flex?

Para carros flexíveis, há um cálculo para determinar quando usar gasolina ou álcool, considerando o custo dos dois combustíveis. Assim, o uso de etanol não vale a pena se seu custo for superior a 70% do custo da gasolina. Nessa situação, o uso de gasolina em um veículo flexível é aconselhável.

Você provavelmente ouviu esse conselho há anos, quando o carro flex chegou ao mercado, em 2003. No entanto, com o tempo e os avanços da tecnologia, as informações mudaram, e a diferença de 30% no consumo não corresponde mais à realidade. Os motores evoluíram, e o etanol melhorou significativamente.

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A evolução do etanol altera o cálculo do carro flex

Atualmente, é necessário analisar cada veículo flexível individualmente. Na verdade, esses 70% podem ter sido reduzidos para 65% devido ao desenvolvimento do motor. Dependendo do carro, o cálculo de 70% pode não corresponder à realidade, com uma margem de erro para mais ou para menos.

Além disso, quem lhe disse que você deveria apenas basear suas decisões em considerações financeiras? Lembre-se de que o etanol oferece melhor desempenho para carros flexíveis. Em 95% dos motores flex, o etanol aumenta a potência.

Então, a conclusão lógica é que a gasolina vale mais a pena se os custos forem comparáveis ou um pouco maiores do que os do etanol, e também caso você queira mais autonomia e não se importe com a potência do carro, parando com menos frequência para pôr combustível.

As porcentagens de 30% ou 70% não são mais o único critério para determinar o melhor combustível para carros flexíveis. Então, é importante lembrar que o etanol tem um desempenho melhor, e que a gasolina tem as melhores propriedades autônomas.

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