9 itens de vestuário que você não deve usar no carro

Dicas de moda e segurança ao volante: O que evitar usar ao dirigir.

Muitos de nós já ouvimos sobre a importância de prevenir acidentes automobilísticos, e grande parte das recomendações gira em torno do comportamento do motorista. No entanto, o que vestimos pode desempenhar um papel fundamental na nossa segurança na estrada. Veja a seguir dicas de como se vestir com segurança ao dirigir.

Chinelos

Muitos especialistas concordam que um dos maiores perigos é usar sandálias soltas ou chinelos. O motivo é simples: esses calçados podem facilmente escorregar dos pedais, comprometendo o controle do veículo.

Situações em que o pé desliza do pedal ou pressiona o pedal errado são conhecidas como “erro de pedal”, que pode causar acidentes facilmente.

Por essa razão, utilizar esse item ao dirigir, além de arriscado, é uma infração de trânsito.

LEIA MAIS: Qual a idade máxima para continuar dirigindo no Brasil? Entenda!

Saltos altos

O charme dos saltos altos pode se transformar em perigo atrás do volante. Eles desequilibram o peso do pé, dificultando a aplicação de pressão consistente nos pedais. A recomendação? Prefira tênis ao dirigir e troque para saltos altos quando chegar ao destino.

Roupas volumosas

Usar muitas camadas de roupa, casacos volumosos ou moletons pode restringir os movimentos, afetando reações rápidas em situações emergenciais. Além disso, essas peças podem criar um espaço extra entre você e o cinto de segurança, reduzindo sua eficácia.

Moletom com capuz e cordões soltos

Moletom com capuz, além de volumoso, apresenta outro perigo: seus cordões soltos. Eles podem se enroscar no volante ou na alavanca de câmbio, causando distrações. Além disso, o uso do capuz pode bloquear a visão periférica, um risco significativo ao mudar de faixa ou fazer curvas.

Vestuário justo

Por outro lado, roupas muito justas também são um problema. Elas podem limitar o movimento, dificultando virar o corpo para verificar pontos cegos ou fazer manobras necessárias.

Acessórios grandes

Acessórios grandes, como joias volumosas ou chapéus de abas largas, podem causar distrações. Outro acessório perigoso são lenços longos, pois podem ficar presos no volante ou outros controles do veículo.

Fones de ouvido

Embora os fones de ouvido não sejam exatamente uma peça de vestuário, sua utilização ao dirigir pode ser muito perigosa (além de gerar multas). Eles comprometem a capacidade de ouvir buzinas e outros sinais sonoros de alerta.

Óculos de sol ao entardecer

Óculos de sol são úteis em dias ensolarados, mas podem se tornar perigosos ao entardecer. Usá-los em condições de pouca luz pode reduzir a visibilidade.

LEIA MAIS: Ar-condicionado sem surpresas: 9 dicas para economizar na conta de energia!

Sapatos com solas grossas

Mesmo tênis ou botas podem ser arriscados se tiverem solas muito grossas. Eles podem criar uma separação entre você e os pedais, reduzindo o feedback tátil necessário ao dirigir.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então continue navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também