8 hotéis que inspiraram obras da literatura e você precisa conhecer
De Grande Gatsby ao Assassinato no Expresso Oriente, hotéis que serviram de inspiração para grandes obras literárias
Quartos que testemunharam assassinatos brutais. Corredores onde intrigas inquietantes aconteceram. Ou, ainda, bares que ouviram discussões acaloradas. Se você gosta de ler, certamente tem sua obra preferida ambientada em algum hotel elegante. E, que tal se hospedar nele? Uma experiência incrível, né? Por isso, trouxemos 8 hotéis que inspiraram grandes obras da literatura.
Cada um tem sua história rica e fascinante, e você pode se sentir como se estivesse entrando nas páginas de um romance. Aliás, quem sabe até não aparece em alguma delas (não como o personagem que desaparece, é claro!).
LEIA MAIS: 9 motivos para você nunca mais ter medo de turbulências
1. The Algonquin Hotel, Nova York
Sem dúvidas, um dos hotéis mais famosos de Nova York, o Algonquin também foi o cenário de muitas intrigas literárias ao longo dos anos. Só para ilustrar, foi o lar do Algonquin Round Table.
Este foi um grupo de escritores e artistas que se reuniam regularmente para discutir literatura, arte e política. Entre os membros do grupo estavam, por exemplo, Dorothy Parker, Robert Benchley, Alexander Woollcott e Edna Ferber.
2. The Plaza Hotel, Nova York, um dos emblemáticos hotéis que inspiraram obras da literatura
Quem não torceu pela hospedagem clandestina do Kevin neste hotel, em Esqueceram de Mim 2? Além de cenário de filmes, o The Plaza Hotel também tem uma rica história literária.
O hotel inspirou grandes livros, por exemplo, “O Grande Gatsby” de F. Scott Fitzgerald. Em suas suítes, você pode se sentir como se estivesse vivendo no glamour da Era Dourada de Nova York.
3. Hotel Pulitzer, Amsterdã
Este nome diz alguma coisa? Aos jornalistas, pelo menos, sim! Afinal, o nome vem do neto do editor Joseph Pulitzer, que adorava comprar casas arruinadas nos canais da capital holandesa. Assim nasceu o hotel cinco estrelas mais antigo de Amsterdã.
4. The Savoy, Londres, Reino Unido
O primeiro da Inglaterra a introduzir a eletricidade, água quente e elevadores. Não à toa, é um dos hotéis que inspiraram obras da literatura.
Aliás, até o The Savoy se tornou um fetiche para o mundo do cinema e da música. Mas ninguém o marcou tanto quanto Oscar Wilde, que se reunia aqui com o amante, Bosie.
5. The Ritz, Paris
A reabertura do The Ritz, há sete anos, após uma reforma de 200 milhões de euros, foi o retorno mais esperado no mundo do luxo. Numerosos escritores contribuíram para seu mito, incluindo Hemingway, que supostamente deixou sem pagar 51 dry martinis.
6. The Hollywood Roosevelt, Los Angeles
Como deixar de fora um hotel que já hospedou figuras do cinema como Marilyn Monroe e Charlie Chaplin?
Além disso, Joan Didion se hospedou neste que é um dos hotéis que inspiraram obras da literatura para produzir seus melhores trabalhos. A casa, construída em 1927, abrigou a escritora entre as décadas de 60 e 80.
7. Pera Palace, Istambul
O mais puro exemplo de hotel que passou de alojamento para um símbolo da literatura. A suíte 411 do Pera Palace foi a casa de Agatha Christie enquanto ela escrevia O Assassinato no Expresso Oriente. Mais precisamente, a suíte 411.
Ah, e não só isso, como também Ernest Hemingway viveu em suas acomodações.
8. The Literary Man, Óbidos
Por fim, um hotel que, por si só, tem, inegavelmente, seu próprio caráter literário. Localizado em um antigo convento do século XIX, o estabelecimento português se orgulha de abrigar, nada menos, que a maior coleção de livros conhecida em um estabelecimento hoteleiro.
LEIA MAIS: Olho do Saara: estrutura geológica misteriosa é visível apenas do espaço
Só para ilustrar, são cerca de cem mil exemplares!
Então, anotou algum dos hotéis que inspiraram obras da literatura para ser seu lar na próxima viagem? Talvez, seja um personagem ou escreva sua própria história!