7 maus hábitos que podem estar prejudicando seu carro
Existem alguns hábitos que você deve evitar quando o assunto é preservar a vida do seu veículo. Confira aqui!
Não é novidade para ninguém que os carros necessitam de alguns cuidados, assim como toda ou qualquer máquina que utilizamos no nosso dia-a-dia. Muitos motoristas, até mesmo os mais experientes, não compreendem que existem alguns hábitos atrelados à condução dos veículos que acabam prejudicando o desempenho do seu carro.
Ao dirigir um carro, é preciso tomar alguns cuidados que, ao analisar-se no longo prazo, podem evitar que determinadas desventuras ocorram com o seu veículo. Nesse sentido, no intuito de te ajudar a saber quais são os hábitos que você deve evitar para não prejudicar seu carro, separamos alguns que você precisa conhecer. Confere aqui!
7 hábitos que podem prejudicar o seu carro
Não dirija com menos de um quarto do seu tanque de combustível!
De fato, muitas pessoas não sabem, mas muitas bombas de combustíveis dos carros mais modernos encontram-se dentro do tanque de combustível. Então, como resultado, são projetadas para resfriarem e serem lubrificados pelo combustível do tanque do seu carro. No entanto, quando a gasolina do tanque está baixa, a bomba não está sendo resfriada corretamente como deveria, o que pode aumentar a chance de ser danificada com o tempo!
LEIA MAIS: 3 hábitos ruins que com certeza você tem (ou já teve) – Confira!
Isso pode parecer um tanto óbvio, mas às vezes o óbvio precisa ser dito, não é mesmo? Muitas pessoas às vezes acabam ignorando os buracos que existem na estrada, e isso pode acabar causando um grande dano para a suspensão do seu veículo, sem dizer que os riscos de acidente podem aumentar também dependendo da velocidade em que você está dirigindo.
Dirigir com excesso de velocidade nas lombadas!
O processo de passar em alta velocidade pelas lombadas é bem semelhante ao processo de andar em alta velocidade sobre os buracos da estrada. As lombadas foram criadas para que o motorista reduza a velocidade do seu carro em pontos estratégicos, para evitar possíveis acidentes, etc.
No entanto, alguns motoristas ignoram a sua existência e passam “voando” por elas, ou às vezes nem mesmo as enxergam. Isso pode acabar destruindo, ao longo do tempo, a suspensão do seu veículo, sem dizer que o impacto pode ocasionar outros problemas, também.
Nunca ignore as luzes do painel do seu carro!
Se a tela do painel do seu carro está iluminada alertando sobre algum problema no carro, seu veículo está pedindo socorro para você. É mais frequente do que você imagina, mas grande parte das pessoas ignoram os sinais no painel do carro que acusam algum problema no motor do veículo, por exemplo.
Essas luzes mostram que seu carro deve estar com algum problema e precisa de uma vistoria. Se você passa a ignorá-las, consequentemente, seu veículo acaba estragando com o passar do tempo.
LEIA TAMBÉM: 7 dicas para seguir ao viajar de noite – tenha uma viagem tranquila!
Deixar o pé no pedal por períodos prolongados!
Mais um mau hábito que algumas pessoas praticam. Isso ocorre quando o motorista fica de forma prolongada – mesmo que leve – com o pé no pedal de freio do veículo com o carro em movimento, o que pode acabar causando um superaquecimento dos freios do seu carro. Quando isso ocorre, os freios acabam perdendo um pouco do seu poder de parada, o que acaba tornando muito mais difícil para o carro rapidamente com segurança. Evite em todos os casos fazer isso.
Evitar a manutenção básica!
Você jamais deve evitar a manutenção básica do seu carro. É fundamental que você o leve para a manutenção conforme a orientação do fabricante, que geralmente estipula um prazo em meses ou em quilômetros rodados.
Não pule as marchas durante o deslocamento!
De fato, isso é um mau hábito por parte dos motoristas que pode acabar virando um problemão. Evite ao máximo engasgar a transmissão, no longo prazo isso pode prejudicar muito o seu carro.