7 lições sobre dinheiro para ensinar aos filhos e prepará-los para a vida
Lições financeiras para transmitir aos filhos agora que, sem dúvidas, renderão frutos mais tarde na vida
A famigerada frase “na volta, a gente compra” é, sem dúvidas, um dos primeiros ensinamentos de educação financeira que aprendemos. No fundo, significa resistir aos impulsos para não ter um gasto desnecessário. Apenas uma das lições sobre dinheiro para ensinar aos filhos que vão ajudá-lo no futuro.
De fato, noções de educação financeira evitam erros futuros que podem custar a segurança e estabilidade. Desde “barganhar” aquele brinquedo até guardar parte da mesada todo mês são bases para, quem sabe, pequenos investidores que conseguirão salvar para uma vida adulta e velhice mais tranquilas.
Lições simples sobre dinheiro para ensinar aos filhos
Dinheiro não vem da árvore
Antes de tudo, a criança precisa entender de onde vem o dinheiro. Ou seja, que pais, mães e responsáveis trabalham duro para colocar as coisas em casa. Além disso, dinheiro não é infinito. Por isso, vale ensinar pequenas tarefas, como lavar uma louça, em troca de moedinhas para por no cofrinho.
E, se tem o hábito de dar mesada, que esta seja, realmente, para o mês e, caso acabe, a criança aprenda a esperar para ter o “salário” somente no seguinte. Assim como os adultos precisam esperar.
LEIA MAIS: 5 lições incríveis que aprendemos viajando – Confira!
Pagar impostos é uma das lições sobre dinheiro para ensinar aos filhos
É bom pagar imposto? Nem sempre, mas eles são importantes para que o governo tenha fundos revertidos em asfalto, saúde e educação. Logo, ensine à criança que sonegar é crime e que há uma relação saudável entre pagar impostos e serviços públicos.
Ademais, instrua aos filhos e filhas maiores sobre declaração do imposto de renda, sempre dentro do prazo e colocando as informações necessárias.
Ensine a fazer orçamentos
Mais uma das lições sobre dinheiro para ensinar aos filhos é fazer orçamento. Você não tem que listar todas as despesas, conforme seu salário? A criança ou adolescente precisa fazer o mesmo. Ou seja, pagar o transporte, lanche, roupas e passeios com a mesada que ganha.
Uma dica é ensinar a dividir o dinheiro que ganha em três pacotes: gastos, poupança (que a gente já fala daqui a pouco) e compartilhamento. Os gastos vão para as despesas diárias, enquanto a poupança é destinada a projetos maiores. Por fim, é bom ter uma reserva para ajudar quem precise e ensinar, desde cedo, os valores da responsabilidade social.
Economizar para projetos futuros
Além do orçamento, uma das lições sobre dinheiro para ensinar aos filhos é economizar, mês a mês, para comprar aquele game mais caro ou a roupa da moda. Da mesma forma que os adultos fazem na vida. E, finalmente, quando for a hora de comprar, fazer pesquisas para descobrir os lugares que vendem o que quer a preços mais baixos.
Poupança e investimento!
Por que não estimular a criança a ter uma poupança? Uma das mais valiosas lições sobre dinheiro para ensinar aos filhos é, desde cedo, depositar um pouquinho da mesada para investimentos futuros. Por exemplo, 10% todo mês para, lá na frente, ver seu rico dinheirinho render.
Aliás, esta é uma boa hora para as noções sobre juros compostos. A vida inteira, a gente acha que juros são apenas prejuízo, mas é bom que a criança tenha noção de que eles valem também para fazer render dividendos.
Decisões inteligentes são lições sobre dinheiro para ensinar aos filhos
Lembra do “na volta, a gente compra”? Ensinamento de que, nem sempre, dá para levar o que a gente quer. Da mesma forma, ao realmente sair para as compras, fazer escolhas inteligentes, desde alimentos baratos de qualidade até o carro novo. Isso vale para decisões a curto, médio e longo prazo, bem como não se deixar levar por ofertas enganosas.
LEIA TAMBÉM: Lições valiosas que você não precisa sofrer para aprender – Veja duas essenciais!
Cuidado com as dívidas!
Por fim, ensinar sobre dívidas é, inegavelmente, uma lição importante sobre dinheiro! Orientações sobre empréstimos, financiamentos, cautela no uso do cartão de crédito e o valor real das experiências ajudam a criança a entender sobre não gastar mais do que pode. Ou seja, ter a noção do dinheiro que tem e só fazer compromissos com o disponível.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!