7 comportamento irritantes em restaurantes (guia para não ser um chato de galocha)
Dicas essenciais sobre como evitar comportamentos irritantes em restaurantes e ser um cliente respeitável
Nada se compara à experiência de jantar no seu restaurante favorito após uma longa semana, né? No entanto, para garantir uma refeição agradável, tanto para você quanto para os funcionários, é importante evitar certas atitudes que tiram qualquer um do sério. Por isso, trouxemos uma listinha de comportamentos irritantes em restaurantes que você deve evitar. Se organizar direitinho, todo mundo come e trabalha bem, né?
1. Estalar os dedos para chamar atenção
Embora comum, aquele hábito de estalar os dedos para chamar a atenção dos garçons é visto como um gesto depreciativo. Segundo Brian Nagele, CEO da Restaurant Clicks, essa atitude impaciente inclusive aumenta a frustração dos funcionários. Em vez disso, levante a mão suavemente e, principalmente, faça contato visual.
2. Comparar a comida com outros restaurantes
Você cozinha? Se sim, gosta que as pessoas minimizem sua comida em comparação aos pratos de outros chefs? Então, por que fazer isso em um estabelecimento? Afinal, cada restaurante tem seu próprio estilo e sabor único.
Logo, essa atitude de comparar os pratos de um local com outro é desrespeitosa com os chefs e cozinheiros. Em vez disso, abra sua mente e paladar para novos sabores.
3. Desrespeitar o espaço pessoal dos garçons
Latinos, de modo geral, têm o hábito de estabelecer intimidade com garçons, principalmente quando se é um cliente regular daquele estabelecimento. De fato, no Brasil, por exemplo, esse contato físico não é visto com maus olhos.
Entretanto, em muitos países, trata-se de um comportamento inapropriado. Portanto, lembre-se que todos têm direito ao seu espaço pessoal, e os ambientes de restaurantes não são exceções. Então, use o contato visual para chamar a atenção. E, principalmente, utilize expressões educadas como “com licença”.
4. Ficar no celular o tempo todo
A gente até entende que, de repente, você seja uma pessoa muito ocupada e requisitada. Inclusive, há profissões que demandam o contato intenso. Mas, convenhamos, ficar o tempo todo conversando no celular, sobretudo durante a refeição, é bem irritante.
Isso vale tanto para os funcionários quanto para outros clientes e, mais ainda, para sua companhia à mesa. Logo, tente:
- Guardar o telefone durante a refeição.
- Atender ligações fora do restaurante.
- Manter o celular no silencioso e fora de vista, pois ajuda a criar um ambiente mais agradável para todos.
5. Sentar-se em mesas ainda sujas
De modo geral, sentar-se em uma mesa suja pressiona os garçons a deixarem outras tarefas para limpá-la, algo bastante chato, sobretudo em períodos de alta demanda. Logo, convém esperar alguns minutos para que a mesa seja devidamente limpa. Afinal, não custa nada ter paciência e dar tempo para os funcionários fazerem seu trabalho.
6. Pedir para mexer no ar condicionado o tempo todo
Entenda que os garçons têm limitações sobre o que podem fazer em relação à temperatura ambiente. Só para exemplificar, nos dias mais quentes, o máximo que eles podem fazer é oferecer água com gelo, conforme o restaurante. Entretanto, alguns não podem controlar a temperatura.
7. Não comparecer à reserva sem avisar
Muitos restaurantes, sobretudo em destinos turísticos muito procurados, só aceitam clientes mediante reserva prévia. E a gente sabe que imprevistos acontecem, logo, cancelá-la não é pecado algum.
Errado mesmo é faltar sem aviso prévio, o que é extremamente prejudicial para o negócio. Portanto, quando não for possível honrar suas reservas, tente cancelar com pelo menos 24 horas de antecedência.
Ademais, evite a prática de “compras de reserva”, algo que também impacta negativamente o fluxo de receita. De modo geral, respeitar as reservas ajuda os restaurantes a planejarem melhor suas operações e a manterem um serviço de qualidade.
Dicas gerais sobre comportamentos irritantes em restaurantes
Além dos pontos mencionados, não custa nada trazer algumas dicas adicionais para garantir uma experiência agradável:
- Seja pontual: chegar no horário ajuda a manter a organização do restaurante.
- Seja cortês: tratar os funcionários com respeito e cortesia faz toda a diferença.
- Deixe gorjeta: reconhecer o bom serviço com uma gorjeta justa é sempre apreciado.
Ao seguir essas dicas sobre como evitar comportamentos irritantes em restaurantes, você garante uma experiência mais agradável para si mesmo, para os outros clientes e para os funcionários. Respeito e educação cabem em qualquer lugar, certo?
Gostou das dicas e, sobretudo, de como não ser um cliente chato em restaurantes? Acompanhe nossos conteúdos e faça da sua viagem uma experiência muito mais agradável!