6 carros flex mais econômicos da atualidade, segundo avaliação do Inmetro
Para economizar no bolso e nas idas ao posto de gasolina, esses 6 carros vão conquistar o seu coração. Suas finanças agradecem!
A disputa pelo ranking PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) foi acirrada, mas o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) conseguiu divulgar quais são os carros mais econômicos.
Ao todo, foram 975 modelos e versões de carros de passeio e comerciais leves comercializados no Brasil que protagonizaram a lista dos que menos consomem combustível.
Esses veículos são produzidos por 35 montadoras distintas, e a lista abrange desde os lançamentos mais recentes até aqueles introduzidos no mercado no ano anterior e que permanecem sem alterações desde então.
Essa iniciativa destaca a importância contínua do PBEV na avaliação e divulgação da eficiência dos veículos disponíveis no mercado brasileiro.
Conheça, portanto, os veículos que menos consomem combustível na cidade e na estrada!
6 carros mais econômicos
Toyota Corolla Cross
Motor: 1.8 híbrido flex
Na cidade:
- Etanol – 11,8 km/l;
- Gasolina – 17,8 km/l.
Na estrada:
- Etanol – 9,7 km/l;
- Gasolina – 14,7 km/l.
Renault Kwid
Motor: 1.0 flex
Na cidade:
- Etanol – 10,8 km/l;
- Gasolina – 15,3 km/l.
Na estrada:
- Etanol – 11 km/l ;
- Gasolina – 15,7 km/l.
Chevrolet Onix Plus
Motor: 1.0 flex
Na cidade:
- Etanol – 9,3 km/l;
- Gasolina – 13,5 km/l.
Na estrada:
- Etanol – 12 km/l;
- Gasolina – 17,4 km/l.
Fiat Cronos
Motor: 1.0 flex
Na cidade:
- Etanol – 9,9 km/l;
- Gasolina – 14 km/l.
Na estrada:
- Etanol – 11,4 km/l;
- Gasolina – 16,1 km/l.
Fiat Mobi
Motor: 1.0 flex
Na cidade:
- Etanol – 9,8 km/l;
- Gasolina – 14,2 km/l.
Na estrada:
- Etanol – 11 km/l;
- Gasolina – 15,5 km/l.
Volkswagen Polo
Motor: 1.0 turbo flex
Na cidade:
- Etanol – 9,5 km/l;
- Gasolina – 13,7 km/l.
Na estrada:
- Etanol – 11,3 km/l;
- Gasolina – 16,1 km/l.
Por que escolher um carro econômico?
Ter um carro econômico oferece uma série de benefícios financeiros significativos em meio aos constantes gastos associados a posse de um veículo.
Literalmente, escolher um bem material como um carro, pode pesar significativamente no seu bolso. Além do investimento inicial do carro, é necessário contar com quantas vezes será preciso abastecer.
Por isso, em primeiro lugar, a eficiência no consumo de combustível resulta em economias diretas, reduzindo os custos com abastecimento e proporcionando uma maior autonomia entre os reabastecimentos.
Além disso, a pegada ambiental mais leve de carros econômicos contribui para a sustentabilidade, muitas vezes isentando os proprietários de taxas e restrições associadas a veículos menos eficientes.
A manutenção regular desses veículos também tende a ser mais acessível, uma vez que motores eficientes e sistemas bem projetados geralmente requerem menos reparos e desgaste ao longo do tempo.