6 alimentos perigosos quando não são armazenados corretamente

Como evitar riscos à sua saúde

Você já parou para pensar que algumas sobras, que parecem inofensivas, podem se tornar problemas para a sua saúde após passarem um dia na geladeira? Conheça alimentos prejudiciais se não forem manuseados e armazenados corretamente.

Fique atento para garantir que sua comida não represente uma preocupação.

LEIA MAIS: Alimentos injustiçados: 8 opções que têm uma falsa imagem negativa

Alimentos que podem causar problemas se não forem armazenados corretamente

Ovos

Os ovos são um alimento versátil e delicioso, mas é importante lembrar que quase sempre contêm salmonela. Cozinhar ovos em fogo baixo por um curto período pode não eliminar completamente as bactérias, especialmente se a gema ficar líquida.

Deixar ovos em temperatura ambiente por muito tempo favorece a multiplicação dessas bactérias. Além disso, ovos frescos são mais saborosos e rápidos de preparar. Não vale a pena correr riscos!

Beterraba e outras raízes ricas em nitrato

A beterraba é conhecida por melhorar o desempenho físico, mas o calor pode ser prejudicial.

Quando alimentos ricos em nitrato, como a beterraba, são cozidos e depois reaquecidos de forma inadequada, os nitratos podem se transformar em substâncias potencialmente cancerígenas. O mesmo ocorre com o nabo, outra raiz rica em nitrato. Portanto, é importante armazenar e reaquecer esses alimentos de maneira adequada para evitar riscos à saúde.

Batatas

As batatas podem parecer robustas, mas, surpreendentemente, quando deixadas esfriar e armazenadas em temperatura ambiente por muito tempo, podem criar condições ideais para o crescimento da Clostridium botulinum, a bactéria responsável pelo botulismo.

Evite esse risco refrigerando-as adequadamente. Além disso, nunca reaqueça batatas no micro-ondas, pois isso não elimina os problemas gastrointestinais. Cozinhar uma batata crua no micro-ondas leva apenas alguns minutos a mais e é mais seguro.

Espinafre

Assim como a beterraba, o espinafre é rico em nitratos. Para evitar a formação de substâncias nocivas, opte por servir o espinafre cru ou levemente cozido. Além disso, evite aquecer alimentos ricos em nitrato para bebês com menos de seis meses, pois isso pode ser prejudicial.

Arroz

O arroz é um alimento que pode abrigar um micro-organismo chamado Bacillus cereus. Para evitar problemas, certifique-se de refrigerar rapidamente o arroz após o preparo. Lembre-se de que alimentos quentes ou frios são mais seguros do que aqueles deixados em temperatura ambiente por mais de duas horas.

LEIA MAIS: 7 alimentos que ficam ainda melhores quando são congelados

Frango cru

Assim como os ovos, o frango cru é uma fonte potencial de salmonela. Certifique-se de cozinhar o frango a uma temperatura interna de 74 graus Celsius para garantir sua segurança. Evite o uso do micro-ondas para reaquecê-lo e não o faça mais de uma vez.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também