5 regras de etiqueta básicas ao viajar para a Europa em 2024

Conheça as principais regras de etiqueta para ter uma experiência positiva e respeitosa

Costumava viajar para a Europa e se sentir em casa? Tanto que se perdia em atitudes e hábitos sem pensar se incomodava alguém? Bem, pode ser que, na sua próxima visita, seus excessos não sejam tão bem recebidos assim. Por todo o continente, o turismo em massa vem provocando protestos e reações por parte dos moradores. Afinal, tudo tem limites, inclusive a paciência deles! Então, que tal seguir algumas regras de etiqueta quando viajar para a Europa na próxima vez?

Só para ter uma ideia, visitantes ganharam banhos de água em Barcelona. No Porto, a Câmara Municipal já limita os passeios de tuk tuk pela cidade. Enquanto isso, multiplicam-se placas e grafites com “vá para casa” pelas cidades.

Tudo isso mostra que, se você planeja visitar o continente nos próximos meses, seguir alguns conselhos pode garantir que você seja respeitoso. E, principalmente, não se torne um turista problemático.

Tentar usar a língua nativa

Você não precisa ser um falante fluente, mas aprender apenas algumas frases básicas mostra respeito com os moradores. Além disso, ajuda a criar conexões instantâneas com as pessoas. Por isso, além do “olá”, “adeus”, “por favor” e “obrigado”, tente saber frases um pouquinho mais complexas. Por exemplo, aquelas para pedir direções, comida ou bebida, ou até mesmo apenas um bate-papo amigável.

Respeite a cultura e tradições

Este é um dos principais motivos pelos quais os europeus tanto repelem turistas. Afinal, muitos chegam ao país de destino e tratam a cidade como uma extensão de casa. Daí, se esquecem de que vivem uma cultura totalmente diferente, com hábitos igualmente distintos. Sendo assim, respeitar as tradições do país em que você está hospedado é o mínimo.

Por exemplo, ao visitar a Turquia, respeitar os costumes islâmicos, como abster-se de comer, beber ou fumar em público durante o Ramadã. Na Itália e na Grécia, prestar atenção às tradições culturais, como vestir-se modestamente ao visitar locais religiosos. Tudo isso possibilita interações respeitosas e positivas com os moradores locais.

Locais de refeição

Talvez um dos momentos em que os turistas mais se mostrem sem noção: a hora de comer! Almoçar e jantar no exterior envolve se atentar às normas culturais enquanto desfruta da culinária local. Logo, observar os costumes locais, como esperar pelo atendimento, usar os utensílios corretamente e agradecer pela refeição são formas de respeito pelos serviços de hospitalidade nas férias.

Outra maneira de demonstrar respeito e melhorar sua experiência de viagem é abraçar novos alimentos e bebidas. Em outras palavras, se abrir para os pratos e sabores locais. Mas, por favor, sem fazer comentários negativos sobre a comida ou compará-la desfavoravelmente à sua própria culinária.

Dar as gorjetas certas

Mais do que uma norma cultural em muitos países, as gorjetas podem complementar a renda dos trabalhadores. Assim, compõem uma parte substancial de seus ganhos totais. Por isso, não dar gorjetas ou dá-las de forma inadequada pode ser visto como rude ou desrespeitoso. É uma maneira de reconhecer o esforço e a qualidade do atendimento de garçons, garçonetes, bartenders e chefs.

De fato, o valor varia conforme o país que você visita. Mas, é sempre mais prudente pesquisar o que é aceitável por lá para não ofender, embora geralmente uma gorjeta entre 5% e 15% seja suficiente.

Agradecer é sempre

Por fim, expressar apreço ao viajar ajuda a garantir interações positivas e demonstra um sinal de respeito pelos serviços que você recebe. Dizer ‘obrigado,’ sorrir ou dar pequenos gestos de agradecimento transmitem gratidão. Também é importante ter paciência e compreensão ao interagir com os moradores.

Viu só como não é difícil ter educação ao viajar para qualquer lugar? Incorporando essas práticas, você mostra seu apreço, estabelece conexões com os locais e, no geral, tem férias mais agradáveis.

comportamentoEuropaturismo