5 problemas que a baixa autoestima causa em um relacionamento
Veja como a insegurança pode prejudicar sua vida amorosa.
Os relacionamentos amorosos podem ser uma fonte de felicidade e satisfação. No entanto, para pessoas com baixa autoestima, eles também podem ser um desafio constante.
Isso porque, infelizmente, algumas pessoas cometem erros que prejudicam sua vida amorosa, e estes estão diretamente relacionados à sua autoestima. Assim, a seguir, veja alguns dos erros mais comuns que pessoas com baixa autoestima cometem em relacionamentos amorosos.
5 atitudes negativas que a baixa autoestima causa em um relacionamento
Entrar em um relacionamento muito cedo
Pessoas com baixa autoestima muitas vezes procuram relacionamentos amorosos para preencher um vazio em suas vidas. Afinal, estas sentem-se inseguras consigo e acreditam que um relacionamento amoroso pode ocupar esse vazio.
Como resultado, elas podem entrar rapidamente em um relacionamento sem conhecer a outra pessoa. Isso pode levar a decepções e desilusões mais tarde.
LEIA MAIS: 5 sinais que indicam baixa autoestima nos homens
Sempre precisar de validação
Precisar de validação constante é uma atitude que, muitas vezes, pessoas com baixa autoestima tem para se sentirem bem consigo.
Elas podem buscar validação no parceiro e exigir que este lhes demonstre amor e afeto o tempo todo para que elas se sintam valorizadas. Porém, esse comportamento pode ser cansativo para o parceiro e levar a ressentimentos.
Desconfiança excessiva
Pessoas com baixa autoestima muitas vezes têm medo de serem abandonadas ou traídas, e podem ser excessivamente ciumentas e desconfiadas.
Por isso, elas costumam vasculhar o celular do parceiro, fazer muitas perguntas e desconfiar de qualquer ação que pareça suspeita. Esse tipo de atitude pode levar a um clima de desconfiança e tensão no relacionamento.
Agir como vítima o tempo todo
Pessoas com baixa autoestima podem se sentir impotentes e incapazes de mudar sua situação. Com isso, elas podem se tornar excessivamente dependentes do parceiro e agir como vítimas em vez de assumir a responsabilidade por suas próprias ações.
Isso pode levar a um relacionamento desequilibrado, em que uma pessoa se sente sobrecarregada.
LEIA TAMBÉM: Insegurança ou autoestima fraca? Saiba identificar em si e nos outros!
Pensar demais
Por fim, preocupar-se muito com o que os outros pensam e passar bastante tempo pensando em cada detalhe do relacionamento é outra atitude de pessoas inseguras.
Estas podem interpretar mal as palavras e ações do parceiro e criar problemas onde não existem, criando um clima de tensão e desconfiança na relação.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!